O Consulado Geral da Bélgica no Brasil, em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), realizará um evento focado em Inovação Aberta, destacando experiências e desafios de cooperação entre universidades e o setor empresarial. O encontro visa reunir professores, pesquisadores, start-ups e pequenas e médias empresas (PMEs) para compartilhar experiências de sucesso e discutir estratégias para uma colaboração mais eficaz.

A inovação é fundamental para enfrentar os desafios contemporâneos e futuros, contudo, identificar os parceiros certos e definir o caminho para inovar em processos e produtos pode ser um grande obstáculo para start-ups e PMEs. A Bélgica, localizada no coração da Europa, é reconhecida por sua excelência tecnológica e científica, com destaque em P&D biofarmacêutico, nanoeletrônica e energia offshore, sendo um exemplo efetivo de laboratório de inovação. Muitas empresas belgas, atuantes no Brasil há décadas, têm desenvolvido projetos cooperativos com universidades, promovendo um sistema de inovação aberta robusto.

Um dos pontos altos do evento será a discussão sobre o desenvolvimento do setor de microchips no Brasil, componentes essenciais para toda a cadeia industrial moderna. Este segmento tem atraído grande interesse devido à sua importância estratégica e potencial de crescimento.

Os participantes terão a oportunidade de conhecer exemplos bem-sucedidos de parcerias entre universidades e empresas, tanto brasileiras quanto belgas, promovendo um intercâmbio enriquecedor de ideias e práticas. O dinamismo de Campinas e região será refletido nas discussões, com uma ênfase em como otimizar a cooperação para fortalecer o ecossistema de inovação local e internacional.

A iniciativa destaca a importância da colaboração internacional e a troca de conhecimentos para superar os desafios e explorar novas oportunidades no campo da inovação. A participação é aberta a todos os interessados em contribuir para um futuro mais inovador e cooperativo.

Serviço:
Evento: Inovação Aberta: Experiências Universidade-Empresas
Data: 18/06/2024, das 13h às 17h
Local: Centro de convenções da UNICAMP (CDC)

Inscrições aqui.

13:00 – Welcome Coffee

13:30 – Mesa de Abertura

14:00 – Painel 1

O conceito de Open Innovation e as oportunidades de cooperação entre empresas, startups e universidades

Mediação: Katia Kishi, supervisora de comunicação da INOVA

• Renato da Rocha Lopes, diretor da INOVA: apresentação da Inova e de seus programas e projetos
  • Marcelo Perracini, Diretor de Assuntos Governamentais da Rhodia-Solvay, e Kelly Bertucci, GBU Funding Manager na Rhodia-Solvay: a experiência de Paulínia com programas de Open Innovation
  • Jonas Hipólito, Diretor de Estratégia, Pesquisa e Inovação da Biotrop: experiências e desafios na cooperação com o Brasil

15:00  Painel 2

Pesquisa e desenvolvimento em semicondutores e colaborações Brasil-Bélgica

Mediação: Prof. Jacobus Swart, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Microeletrônica e ex-professor da Unicamp

• José Antonio Scodiero, representante do IMEC no Brasil
  • José Alexandre Diniz, professor da FEEC – Unicamp
  • José Bertuzzo, do Laboratório Eldorado

16:15 – Painel 3

Oportunidades de internacionalização: os programas existentes na Bélgica

Mediação: Katia Kishi, supervisora de comunicação da INOVA

• Dieter Poleyn, Conselheiro Econômico e Comercial da hub.brussels e Representante da Região de Bruxelas-Capital, no Brasil
  • Cláudia Rolim, Office Head da Flanders Investment & Trade (FIT)
  • Laurent Bernard,  Gerente de investimentos estrangeiros da Agência valã para a exportação e para os investimentos estrangeiros (AWEX)

17:00 – Encerramento

Realização: Unicamp; Consulado Geral da Bélgica; Diretoria Executiva de Relações Internacionais da Unicamp; Agência de Inovação da Unicamp.

Apoio: Hub Brussels; Flanders Investment & Trade (FIT); Wallonia.be (AWEX) e Belgalux Brasil

Para mais informações, acesse https://www.inova.unicamp.br/events/inovacao-aberta-experiencias-universidade-empresas-2/

Cartaz Inova