Para participar de um intercâmbio, o estudante deve verificar o edital do programa que gostaria de participar. Nele estão descritas as exigências mínimas para participação.
Em relação aos editais gerenciados pela DERI, os alunos devem possuir os requisitos mínimos descritos em “Inscrição, Aprovação e Afastamento“, além dos descritos em cada edital.
Caso você esteja fora dos padrões descritos em “Inscrição, Aprovação e Afastamento”, não é possível sua participação no edital ou sua nomeação, mesmo que você tenha uma carta de apoio de sua coordenação.
Dados como CP, CRP, CR, créditos reprovados, entre outros, são extraídos pela DERI diretamente do sistema da DAC e se referem ao curso e habilitação principal do estudante no momento do encerramento das inscrições. A DERI não se responsabiliza caso os dados extraídos da DAC não correspondam ao esperado pelo estudante por possuiu mais de uma habilitação.
Atenção
A DERI NÃO faz nomeação de estudantes free movers, isto é, estudantes que não foram selecionados em editais gerenciados pela DERI e/ou que realizarão o intercâmbio por “conta própria”, ainda que tenham feito o contato e atendido todos os procedimentos para candidatura da universidade de destino. Nestes casos, ainda que a universidade de destino tenha convênio com a UNICAMP e solicite a nomeação do estudante, ressaltamos que a DERI NÃO fará a nomeação de estudantes que não tenham sido selecionados em editais gerenciados pela DERI.
Como são calculados o CP, CRP, CR, etc?
Dados como CP, CRP, CR, créditos reprovados, entre outros, são extraídos pela DERI e pelos demais órgãos que gerenciam editais de intercâmbio diretamente do sistema da DAC e se referem ao curso e habilitação principal do estudante no momento do encerramento das inscrições.
A forma de cálculo de cada um deles aparece nos regimentos de graduação e de pós.
Os índices mais usados pela DERI são o CRP (que compara o estudante com sua própria turma e é diferente do CR), o CP (que indica a porcentagem do curso já completa) e o número de créditos reprovados.
A DERI não se responsabiliza caso os dados extraídos da DAC não correspondam ao esperado pelo estudante. Os dados são sempre os da habilitação principal. Caso haja duas ou mais, os dados costumam ser os da habilitação primária.
Mesmo com cartas de apoio, não é possível fazer exceções para estudantes fora dos padrões descritos em editais.
Como são calculadas as reprovações?
Dados como CP, CRP, CR, créditos reprovados, entre outros, são extraídos pela DERI diretamente do sistema da DAC e se referem ao curso e habilitação principal do estudante no momento do encerramento das inscrições.
As reprovações e créditos analisados são referentes ao último ingresso do aluno. Reprovações em cursos anteriores, porém, continuam aparecendo no histórico escolar dos estudantes, mesmo que não contem como créditos reprovados.
A DERI só tem acesso a este dado após a inscrição ser concluída, por isso, não temos como informar ao estudante quantos créditos de reprovação ele possui. Além disso, a DERI não se responsabiliza caso os dados extraídos da DAC não correspondam ao esperado por ter outra habilitação ou algo similar.
Não. A coordenação do curso tem autonomia para não concordar com a inscrição, plano de estudos, participação no intercâmbio, trancamento, aproveitamento das diciplinas ao retornar, etc.
A DERI não questiona estas decisões dos coordenadores por entender que são eles quem têm um melhor entendimento das particularidades da vida acadêmica do aluno.
Os coordenadores também não são obrigados a assinar traduções de históricos escolares.
Se este for um dos requisitos do Edital ou Programa ao qual você gostaria de se candidatar, as informações sobre como comprovar sua condição estará no Edital. Geralmente são documentos como DECLARAÇÃO DE BOLSA SAE ou DECLARAÇÃO DE BAIXA CONDIÇÃO SOCIOECONÔMICA (esta última, geralmente, está anexa ao edital). Em caso de dúvida, escreva para o endereço de contato constante no próprio edital.
Posso me inscrever apenas com o protocolo do passaporte?
A necessidade de apresentação do passaporte, o tempo de validade mínimo do mesmo, bem como os documentos alternativos aceitos, estarão descritos no Edital e deverão ser atendidos.
Caso o Edital exija passaporte e você possua apenas o agendamento ou o protocolo de retirada, você conseguirá finalizar a inscrição, mas SERÁ ELIMINADO na fase de seleção por apresentar documentação incompleta. Passaportes que expiram antes da data mencionada no Edital também não podem ser considerados.
Como preencher o Plano de Estudos? (antes ou durante o intercâmbio)
O plano de estudos pode ser um documento separado ou parte de um formulário de candidatura, por exemplo, e nele são listadas as disciplinas que pretende cursar na universidade de destino. Veja abaixo o que incluir e quem pode/deve autorizar estas disicplinas.
Quais disciplinas incluir?
O estudante deve incluir no plano de estudos a lista de disciplinas em potential que gostaria de cursar na universidade de destino – preferencialmente após conversa com o Coordenador do curso na Unicamp, que precisará assinar este plano.
Mediante anuência da coordenação e da Universidade de destino, a DERI não se opõe a que o estudante escolha disciplinas fora da sua área de estudos. Um dos principais benefícios da estadia em outra universidade é a possibilidade do estudante enriquecer a sua experiência acadêmica, com disciplinas que não são tipicamente encontradas na Unicamp.
O que fazer caso o plano de estudos mude?
Caso o plano de estudos mude, o estudante deve preencher um novo formulário e enviá-lo por email à sua coordenação solicitando assinatura.
Quem autoriza/assina na Unicamp?
Quem entende as particularidades da escolha de determinadas disciplinas é a coordenação de curso. Por este motivo, a DERI não assina planos de estudos sem a assinatura prévia da Coordenação.
Como faço para traduzir o meu Histórico escolar da Unicamp?
Primeiro o estudante deve verificar se a Universidade de destino exige tradução juramentada.
Em caso afirmativo, o estudante precisará contratar um tradutor juramentado, que pode ser encontrado no site da Junta Comercial do Estado de São Paulo – JUCESP.
Em caso negativo, o estudante deve fazer a própria tradução de seu histórico e verificar com a coordenação de seu curso se eles podem assinar a tradução. O estudante deve lembrar-se, porém, que nem todas as unidades assinam estas versões de histórico escolar
A DERI pode conferir documentos ou dar detalhes sobre número de inscritos antes da seleção?
Infelizmente, não, por entendermos que essa seria uma ação que poderia prejudicar outros candidatos que porventura não solicitem informações e / ou conferência de documentos à DERI.
Se o edital exigir uma carta de aceitação prévia, a DERI pode solicitá-la à universidade estrangeira?
Não. A DERI não intermediará este contato. Esta responsabilidade é do aluno e a intervenção da DERI pode configurar favorecimento.
Qual a proficiência necessária?
O edital sempre trará detalhes sobre esta exigência.
É responsabilidade do estudante ler com atenção e cumprir as exigências descritas nele.
-
-
- Quais provas são aceitas?
Isso depende da universidade de destino e as exigências de provas e níveis serão descritas em cada edital.
-
- Quais provas são mais comuns?
Em inglês, o TOEFL IBT e o IELTS. Porém, há vários outros testes que serão aceitos, caso a universidade de destino também os aceite.
-
- São aceitos certificados de escolas de idioma?
Sim, desde que expedido por uma escola de idiomas e que possa ser verificado, caso a DERI entre em contato com a escola. Além disso, o nível descrito no certificado deve ser, no mínimo, o descrito no edital em questão.
-
- Se o edital não pedir um certificado específico, o que incluir?
Certificados oficiais ou de escolas de idioma, conforme descrito acima.
-
- São aceitas declarações de professores particulares de idiomas?
Não.
-
- Porque é exigido nível de proficiência?
Porque a universidade de destino exige e/ou para garantir que o estudante seja capaz de acompanhar cursos universitários. Desta forma, a nota mínima para proficiência visa garantir que o estudante será capaz de acompanhar a contento as aulas naquela universidade.
-
- Alunos bilíngues devem apresentar certificado?
Sim.
-
Algumas unidades da Unicamp possuem acordos de dupla titulação com universidades estrangeiras. Isso significa que o estudante tem a oportunidade de estudar nas duas instituições (Unicamp e Universidade estrangeira) e receber diplomas das duas, aproveitando os créditos para ambas as grades curriculares.
Os editais de Duplo Diploma (DD) são gerenciados por docentes em suas unidades acadêmicas na Unicamp e são eles quem definem os requisitos necessários para cada programa com base no que é solicitado pela universidade parceira. A maior parte dos programas são para a graduação e têm como parceiros universidades na Itália e, principalmente, na França. Para saber quais são alguns dos editais que costumam abrir e os requisitos de cada um deles, recomendamos consultar os editais passados disponíveis na página de Editais em nosso site.
Caso haja dúvidas em relação a estes editais de DD, o estudante deve entrar em contato diretamente com o professor responsável indicado no Edital.
Os estudantes podem se inscrever em mais de um edital ao mesmo tempo, mas ao confirmar interesse em um edital, a inscrição em outro fica automaticamente cancelada.
Para os processos de cotutela (pós graduação), verificar mais detalhes aqui.
Como fazer um intercâmbio para Universidades com ou sem acordo com a DERI?
Para realizar um intercâmbio dentro de um acordo ente universidades gerenciado pela DERI, o aluno deve verificar se possui os requisitos em nossa página Inscrição, Aprovação e Afastamentos.
Possuindo estes requisitos, o aluno deve verificar se há edital aberto para a universidade desejada em nossa página de Editais. Lá estarão descritos todos os procedimentos. Para estas universidades, somente nomearemos alunos que tenham sido selecionados por editais.
Se você pretende ir para uma universidade com a qual não temos acordo, o contato, o processo de candidatura e o afastamento devem ser todos feitos por você. Neste caso, você também seria um aluno que chamamos de free-mover. Os contatos e procedimentos para candidatura podem ser encontrados na página da universidade.
Veja aqui algumas universidades com as quais temos convênio. Sugerimos filtrar sua busca por “intercâmbio”, já que grande parte dos acordos são apenas para pesquisa ou acordos gerais e não contemplam intercâmbio. Estamos reformulando a forma de consulta a convênios, por isto este sistema não está mais sendo alimentado. Pode, portanto, servir de guia, mas não é uma lista exaustiva nem atualizada. Além disto, o fato de termos acordo, ainda que com a previsão de intercâmbio, não garante que existam vagas disponíveis ou que alunos freemovers serão nomeados pela DERI.
Atenção
A DERI NÃO faz nomeação de estudantes free movers, isto é, estudantes que não foram selecionados em editais gerenciados pela DERI e/ou que realizarão o intercâmbio por “conta própria”, ainda que tenham feito o contato e atendido todos os procedimentos para candidatura da universidade de destino. Nestes casos, ainda que a universidade de destino tenha convênio com a UNICAMP e solicite a nomeação do estudante, ressaltamos que a DERI NÃO fará a nomeação de estudantes que não tenham sido selecionados em editais gerenciados pela DERI.