Conteúdo principal Menu principal Rodapé

South China University of Technology apresenta projeto de intercâmbio e colaboração estratégica em áreas da ciência

Autoria Daniela Prandi

Edição de imagem Alex Calixto

Fotografia Lúcio Camargo

scut capa
Propostas de cooperação incluem intercâmbio de alunos, professores e pesquisadores e colaboração estratégica em áreas como engenharia da computação, engenharia de alimentos, inteligência artificial (IA) e transportes, entre outras

A universidade chinesa South China University of Technology (SCUT) apresentou, nesta quinta-feira, 30 de outubro, propostas de cooperação com a Unicamp, que incluem intercâmbio de alunos, professores e pesquisadores e colaboração estratégica em áreas como engenharia da computação, engenharia de alimentos, inteligência artificial (IA) e transportes, entre outras, além de apoio a candidaturas conjuntas em projetos e a criação de um centro de pesquisas que reúna as duas universidades.

reitor e scut
O reitor da SCUT, Zhang Xichun (ao centro): destaque para os projetos de internacionalização da universidade chinesa

O reitor da Unicamp, Paulo Cesar Montagner, que se encontrou com uma delegação da SCUT durante viagem à China, em setembro, destacou a similaridade das duas instituições. “As universidades chinesas estão muito próximas da Unicamp. Quando conheci a SCUT, percebi que temos projetos e interesses em comum. Das propostas apresentadas, apenas o centro de pesquisas exigirá mais tempo de planejamento. Sugeri um grupo de estudos para estabelecermos as responsabilidades de cada uma das universidades para definir o andamento de um possível centro de pesquisas em conjunto”, comentou.

O reitor da SCUT, Zhang Xichun, destacou os projetos de internacionalização da universidade chinesa, que tem três campi em Guangzhou, na região sul do país, e seus programas multidisciplinares em ciência e tecnologia. “Há programas de estudos de verão com professores de instituições como a Harvard University e o MIT [Massachusetts Institute of Technology], com aulas em inglês. Convidamos os alunos e professores da Unicamp a conhecer nossos projetos”, afirmou.

Xichun ressaltou que a SCUT firmou recentemente diversos acordos de colaboração com instituições como a University of Western Australia (UWA) e a University of Canterbury (UC), na Nova Zelândia, para reforçar seus projetos de internacionalização. “Atualmente, a educação na China está consolidando uma tendência de abertura e desenvolvimento. A SCUT tem se dedicado a apoiar a educação de alto nível e aumentar seu círculo global de parceiros”, declarou.

reunião
Durante visita, a delegação da universidade chinesa South China University of Technology (SCUT) apresentou propostas de cooperação

O diretor Rafael Dias, da Diretoria Executiva de Relações Internacionais (Deri) da Unicamp, destaca que, atualmente, a Universidade tem acordos de cooperação com mais de 40 instituições chinesas. Sobre o encontro com representantes da SCUT, tudo indica que o movimento será em direção a um acordo para estabelecer um canal de mobilidade de docentes e pesquisadores. “Prevemos colaboração acadêmica, cursos compartilhados e projetos de pesquisa em comum. Vamos seguir o diálogo em reuniões online”, adiantou.

Postagem Original: Portal da Unicamp

Ir para o topo