
Fotos: Isabele Tavares Paes
No dia 1º de julho, a Diretoria Executiva de Relações Internacionais (DERI) da Unicamp recebeu a visita de Carolina Rocha, diretora associada do Centro Lemann de Estudos Brasileiros da Universidade de Illinois em Urbana-Champaign, Estados Unidos.
Carolina foi recepcionada pela assessora de relações internacionais da DERI, Profa. Heloisa Claro Fernandes, e pela coordenadora de cooperação internacional, Mayara Morais.
Durante a manhã, foi realizada uma reunião institucional na DERI, onde foram discutidas possibilidades de colaboração acadêmica entre as duas instituições, com ênfase nas oportunidades de financiamento oferecidas pelo Lemann Center, como o programa Brasillinois, que promove intercâmbio de conhecimentos e experiências entre pesquisadores do Brasil e dos Estados Unidos. Também foram mencionadas iniciativas como o programa Empower Brazil e chamadas Fulbright, além da criação de canais para mobilidade docente e discente, inclusive por meio de projetos COIL (Collaborative Online International Learning). Foi ainda destacado o convênio firmado em março de 2025 entre a CAPES e as três universidades públicas do sistema University of Illinois — Urbana-Champaign, Chicago e Springfield —, que prevê o financiamento de até 350 estudantes brasileiros para intercâmbio nos Estados Unidos nos próximos três anos.
Em seguida, a visita continuou na Faculdade de Enfermagem, onde foram exploradas possibilidades de intercâmbio e colaboração em projetos voltados à saúde comunitária.
Após o almoço, a agenda prosseguiu com uma segunda reunião no Instituto de Artes (IA), conduzida pelo Prof. Fernando Hashimoto, diretor do Instituto. Nesse encontro, foram destacadas as afinidades entre as pesquisas da professora visitante e os projetos desenvolvidos no IA, especialmente nas áreas de música e cinema, com interesse em possíveis colaborações com a School of Fine and Applied Arts da UIUC.
A Unicamp e a UIUC reafirmaram o compromisso de avançar com uma agenda bilateral robusta, com foco na promoção da mobilidade acadêmica e no fortalecimento das colaborações em áreas estratégicas para ambas as instituições.
