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  1. Quem pode se candidatar ao programa?
    ● servidores técnico-administrativos da carreira PAEPE,
    ● em situação funcional ativa no momento da inscrição e durante a
    mobilidade.
  1. Quais as restrições para a participação no edital?
    ● Não podem se inscrever:
    o colaboradores terceirizados (exemplo: FUNCAMP) ou temporários;
    o servidores em estágio probatório;
    o contemplados em editais anteriores de mobilidade de funcionários
    entre 01/01/2018 e 31/12/2024.
  1. Quais são os benefícios oferecidos pelo programa?
    ● Os servidores contemplados receberão:
    o diárias para despesas básicas durante a mobilidade (Conforme
    Portaria DGA 01/2024), em parcela única, por meio de transferência
    orçamentária feita pela DERI ao financeiro da
    Unidade/Órgão/Colégio/Demais áreas, que deverá operacionalizar o
    pagamento;
    o passagens aéreas adquiridas pela DERI, conforme as datas indicadas
    no Termo de Outorga, incluindo o período de deslocamento;
    • o seguro viagem a ser adquirido pela DGA com base no afastamento realizado pelo RH da unidade/órgão, conforme informações constantes em https://www.dga.unicamp.br/dga/servicos/seguro-viagem-internacional.
  1. De quem é a responsabilidade de providenciar a emissão do passaporte
    ou a renovação, no caso de passaporte vencido?
    ● É de responsabilidade do servidor, que deverá fazê-lo com antecedência hábil
    para a viagem.
    ● Informações podem ser obtidas no site da Polícia Federal

https://www.gov.br/pt-br/servicos/obter-passaporte-comum-para-brasileiro

  1. Quem deve arcar com os custos da obtenção do passaporte ou renovação?
    ● É de responsabilidade do servidor.
  1. De quem é a responsabilidade de providenciar o visto?
    ● É responsabilidade do servidor providenciar o visto, caso necessário, e se
    informar sobre as exigências de vacinação e seguros locais, além de outros
    requisitos do país de destino.

● Informações podem ser obtidas no site https://www.gov.br/mre/pt-
br/assuntos/portal-consular/vistos/vistos-para-brasileiros.

  1. Quem deve arcar com os custos de visto?
    ● É de responsabilidade do servidor.
  1. Há possibilidade de estender a estadia no país de destino além do período
    proposto no plano de atividades, escolhendo datas próximas a um feriado
    nacional ou solicitando férias para permanecer por um período maior que os 10
    dias estipulados pelo edital?
    ● Não é recomendado estender a estadia além do proposto no plano de
    atividades da mobilidade no país. Conforme item 1.3 do edital, o período de
    afastamento para a realização das atividades no exterior deverá ter duração
    máxima de 10 dias, incluindo o período de deslocamento.
    ● Casos fortuitos em que o funcionário estenda a permanência no exterior:
    ○ deverá ser apresentado à DERI um documento contendo a justificativa
    da extensão do prazo, com a aprovação do diretor da
    Unidade/Órgão/Colégio/Demais áreas, tendo em vista que o
    funcionário estará fora da jurisdição do afastamento e da mobilidade;
    ○ funcionário deverá arcar com todos os custos de remarcação de
    passagem e demais despesas;
    ○ servidor deverá realizar o procedimento de remarcação diretamente na
    companhia aérea.
  1. É possível o cancelamento de passagem aérea com reembolso integral ou
    remarcação gratuita?
    ● Sim, será possível APENAS nos seguintes casos:
    ○ morte de parente de 1° grau, com a devida comprovação;
    ○ doença grave ou contagiosa com laudo comprobatório;
    ○ comprovação de ocorrência de acidente pessoal.
  1. É possível escolher uma instituição de ensino superior (IES) que não tenha
    convênio com a Unicamp?
    ● Sim, é possível escolher qualquer instituição de ensino superior (IES), mesmo
    que não haja convênio com a Unicamp.
    ● Sobre a IES e área escolhida para a mobilidade, devem ter aderência com as
    atribuições do servidor na Unicamp, demonstrada no plano das atividades.
  1. Como acessar as IES conveniadas?
    ● A lista de IES conveniadas pode ser consultada em
    https://internationaloffice.unicamp.br/convenios/informacoes-gerais/.
  1. Quais são as responsabilidades do candidato em relação a demais
    documentações exigidas pelo país?
    ● É responsabilidade do candidato se informar e, providenciar, caso
    necessário, as exigências de vacinação e seguros locais, além de outros
    requisitos do país de destino.
  1. Em caso de desistência, como proceder?
    ● O funcionário que desistir deve devolver integralmente os valores
    recebidos. Casos de transferência de local de trabalho, afastamento ou
    desligamento do servidor também podem levar ao remanejamento de vagas,
    a ser decidido pela DERI.
  1. Como tirar dúvidas adicionais?
    ● As dúvidas devem ser enviadas para o e-mail deri@unicamp.br, com o
    número do edital mencionado no assunto.

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