Conteúdo principal Menu principal Rodapé

Objetivo é ampliar ações de enfrentamento às mudanças climáticas

Autoria Liana Coll

Edição de imagem Alex Calixto

Fotografia Jornal O Liberal (Fábia Sepêda direto de Azerbaijão)

Com o objetivo de fortalecer seu papel no combate às mudanças climáticas, a Unicamp participa da 29ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), a COP29, que ocorre no Azerbaijão entre 11 e 22 de novembro. Membros da Administração Central, pesquisadores e lideranças de projetos na área de sustentabilidade integram a delegação da Universidade.

Na COP29, a expectativa é que os 198 países discutam ações para manter o aumento de temperatura em até 1,5º, conforme o Acordo de Paris. Espera-se também que se chegue a um novo acordo sobre o financiamento dos países desenvolvidos para as ações de combate às mudanças climáticas, já que o último não foi cumprido. No primeiro dia do evento, houve a aprovação de regras relativas ao mercado de carbono.

Além de membros dos governos, participam do evento empresários, ativistas e pesquisadores. A Unicamp conta com dez representantes. (confira lista abaixo)

cop29
A Unicamp participa da COP29 com deze representantes

Participação da Unicamp na COP

O coordenador do HIDS e assessor do Gabiente do Reitor, Roberto Donato e o assessor da Diretoria Executiva de Relações Internacionais (Deri), Alfredo de Melo participaram da abertura da programação do pavilhão Brasil, que contou com a presença do vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, e da Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva. 

“A Unicamp espera fortalecer sua presença nos espaços institucionais de discussão e decisão sobre emergência climática em nível global. A comitiva terá ainda a responsabilidade de contribuir com a inserção da Universidade na COP30, que acontecerá em Belém-PA em 2025”, aponta Donato. Além disso, com sua participação nesta edição, a Unicamp visa o compartilhamento de práticas sustentáveis e o fortalecimento de redes internacionais.

Gabriela Celani, pesquisadora responsável pelo Centro de Estudos sobre Urbanização para Conhecimento e a Inovação, por sua vez, tem a expectativa de participar do painel Climate Technology and Innovation for Resilience Building in the global south, que ocorre no dia 16. A professora irá abordar as atividades do Ceuci e o projeto do HIDS. Já Dalbelo integrará um painel da Network of Networks (NoN) no dia 18. A rede congrega instituições de ensino superior voltadas à ampliação da sustentabilidade das universidades. 

“A participação da Unicamp na COP29 reforça seu papel de liderança no combate às mudanças climáticas, permitindo o compartilhamento das práticas sustentáveis na gestão universitária e o fortalecimento das redes internacionais. Como signatária de associações e redes de universidades sustentáveis, como a Race to Zero, que terá participação de destaque na COP29, e considerando o alcance da categoria platinum do Compromisso SP Carbono Zero, a universidade busca influenciar políticas climáticas globais e destacar o impacto das instituições de ensino superior no cenário ambiental mundial”, afirma Dalbelo.

a e d
O assessor da Deri, Alfredo de Melo e o assessor do Gabiente do Reitor, Roberto Donato: abertura da programação do pavilhão Brasil contou com a presença do vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, e da Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva

Os docentes Arnaldo Cesar da Silva Walter (diretor da Faculdade de Engenharia Mecânica), Barbara Janet Teruel Medeiros (Faculdade de Engenharia Agrícola) e Danielle Satie Kassada (Faculdade de Enfermagem) foram selecionados para comparecer ao evento por meio de um edital da Deri, que contemplou pesquisadores com estudos alinhados à questão da sustentabilidade. O potencial estabelecimento de laços e parcerias com interlocutores na COP foi um dos critérios avaliados.

Walter comenta que seu objetivo no evento tem relação com as pesquisas na área de transição energética e com a implementação de temas relacionados à sustentabilidade nos currículos de graduação. “Na COP29, terei como foco três pontos. Primeiro, acompanhar as discussões associadas ao phase out de combustíveis fósseis e à implementação de ações visando a transição energética, em seus vários aspectos. Segundo, acompanhar eventos relativos à adaptação às mudanças climáticas e identificar e contatar grupos de pesquisa relevantes no tema. Terceiro, em função dos objetivos da minha unidade, identificar universidades que têm ações concretas para a introdução do tema sustentabilidade em sua grade curricular de graduação.”

Para Medeiros, o evento trará oportunidades de conhecer ações na área de sistemas alimentares e buscar colaborações. “A participação na COP29 permitirá conhecer experiências diversas, de como as instituições de ensino superior podem impulsionar a ação climática por meio de pesquisas, discussões políticas e treinamento de futuros líderes em sustentabilidade e liderança ambiental, bem como iniciativas na área da agricultura e transformações dos sistemas alimentares que estão contribuindo para as metas climáticas. A ideia é conectar-se com representantes em diferentes níveis, na perspectiva de colaboração”, aponta.

O interesse de Kassada, por fim, vinculada-se à área de saúde. “Na COP29, espero avanços na integração entre mudanças climáticas e saúde pública, com foco em sistemas de alerta, proteção de populações vulneráveis e políticas para doenças transmissíveis e não transmissíveis relacionadas ao clima.”

Delegação da Unicamp na COP29

– Roberto Donato da Silva Junior, representante do Gabinete do Reitor e do Comitê Assessor de Sustentabilidade, coordenador do HIDS e docente da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA);

– Alfredo Cesar Barbosa de Melo, assessor da Diretoria Executiva de Relações Internacionais e docente do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL);

– Maria Gabriela Caffarena Celani, representante do Hub Internacional para Desenvolvimento Sustentável (HIDS), docente da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FECFAU) e pesquisadora responsável do Centro de Estudos sobre Urbanização para Conhecimento e a Inovação (Ceuci);

– David Montenegro Lapola, representante de Coordenação Científica e pesquisador do Cepagri Unicamp e um dos coordenadores do projeto AmazonFACE;

– Arnaldo Cesar da Silva Walter, diretor da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM);

– Barbara Janet Teruel Medeiros, docente da Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri);

– Danielle Satie Kassada, docente da Faculdade de Enfermagem (FENF);

– Thalita dos Santos Dalbelo, coordenadora da Divisão de Sustentabilidade;

– Thyago Ismael Lins, assessor do Gabinete do Reitor;

– Patricia Nunes da Silva Mariuzzo, assessora de Comunicação do HIDS.

Postagem Original: Portal da UNICAMP

Ir para o topo