No dia 4 de setembro de 2024, quarta-feira, a Diretoria Executiva de Relações Internacionais da Unicamp (DERI) recebeu o Prof. Dr. Mauro Junior Neves, do Departamento de Estudos Luso-Brasileiros da Sophia University, no Japão. Ele foi recepcionado no Escritório Internacional pelo Prof. Dr. Alfredo Melo, Assessor de Relações Internacionais, e por Mayara Morais, Assistente de Cooperação Internacional.

Durante a reunião, que contou também com a presença do Prof. Dr. Paulo Van Noije, diretor brasileiro do Instituto Confúcio da Unicamp, e do Prof. Jinsoo Kim, administrador e professor do Instituto King Sejong Campinas, foram discutidas possibilidades de colaboração entre a Sophia University e os institutos vinculados à DERI, especialmente em relação à realização de pesquisas conjuntas sobre a mediação da cultura asiática dentro da Unicamp.

Em seguida, o Prof. Mauro ministrou uma palestra sobre oportunidades de estudo na Sophia University, no auditório da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM).  Além de apresentar a universidade, seus departamentos e institutos, o professor destacou as possibilidades de aplicação para as bolsas de estudos oferecidas pelo governo japonês, como a LAP e a JASSO.

A Sophia University é amplamente reconhecida por sua internacionalização, com cerca de 70% de alunos estrangeiros, vindos de 88 países, além de também possuir professores e funcionários de fora do Japão. O Prof. Mauro abordou a interessante diversidade encontrada na universidade, principalmente sobre os choques culturais com os costumes japoneses, que formam clubes universitários e realizam eventos sazonais.

Para mais informações a respeito da Sophia University, acesse abaixo o link com os slides da apresentação: