Cotas

Novidade Importante: Adoção de Cotas em Editais de Intercâmbio

A Diretoria Executiva de Relações Internacionais (DERI), em parceria com o Banco Santander, acaba de implementar uma nova medida que promove maior inclusão e diversidade nos editais de intercâmbio para estudantes de graduação e pós-graduação. A partir de agora, 50% das vagas oferecidas com auxílio financeiro do Banco Santander serão reservadas para candidatos(as) pertencentes aos seguintes grupos:

• Estudantes pretos(as), pardos(as) e indígenas (PPI)
  • Mulheres
  • Egressos(as) de escola pública

Essa iniciativa busca garantir que mais estudantes desses grupos tenham acesso a oportunidades internacionais, incentivando a diversidade e a equidade em nossas iniciativas.

A adoção de cotas nos editais gerenciados pela DERI está regulamentada pela Portaria Interna DERI 5/2024.

Critérios de Participação:
Para concorrer a essas vagas, é necessário que o(a) candidato(a) atenda aos critérios de elegibilidade constantes na Portaria Interna DERI 04/2024 e esteja registrado(a) no sistema SIGA da Diretoria Acadêmica (DAC) como ingressante por meio de cotas étnico-raciais, cotas de escola pública, PAAIS, ou conclusão no Profis.

Importante:

• Estudantes que ingressaram na Unicamp por meio de cotas, mas optaram por não utilizá-las, poderão concorrer às vagas de ampla concorrência, sem o auxílio financeiro.
  • A seleção será baseada no desempenho acadêmico, priorizando aqueles com maior Coeficiente de Rendimento Padrão (CRP) dentro dos grupos elegíveis.

Essa portaria já está em vigor e será aplicada nos próximos editais de intercâmbio gerenciados pela DERI.

Fiquem atentos aos próximos editais e preparem-se para essa nova etapa!

Data de Publicação da Portaria: 22 de agosto de 2024