Uzbequistão

A convite do Ministério de Educação Superior, Ciência e Inovação e da Agência de Assuntos da Juventude da República do Uzbequistão, a Unicamp enviou uma comitiva da Diretoria Executiva de Relações Internacionais (DERI) para participar do Global Youth Festival Uzbekistan 2024 e do International Educational Forum, que ocorreram entre 26 e 30 de junho de 2024. O evento reuniu aproximadamente mil representantes de 150 países, além de chefes de organizações internacionais, órgãos governamentais, organizações públicas de juventude e líderes de opinião pública. Mais de 20 mil jovens, incluindo estudantes, líderes e ativistas de organizações juvenis, jovens empreendedores, cientistas e graduados de escolas e universidades do Uzbequistão, também participaram.

O objetivo dos eventos foi identificar problemas atuais e desenvolver recomendações para aumentar a eficácia das atividades científicas, educacionais e pedagógicas das universidades, envolvendo jovens talentosos e empreendedores de todo o mundo, além de aumentar o interesse dos jovens pela educação e atividades de pesquisa.

Em Samarcanda, os representantes da DERI participaram de um city tour e da cerimônia de abertura, além de plenárias e painéis temáticos que abordaram temas como avaliação educacional, o papel da inteligência artificial no sistema educacional, educação ambiental e superação da desigualdade educacional. Durante o painel “Superando a desigualdade educacional”, o Prof. Dr. Osvaldir Taranto, Diretor Executivo da DERI, apresentou as diversas formas de entrada na Unicamp e as políticas de permanência estudantil adotadas atualmente na universidade.

Em Tashkent, a comitiva assistiu a palestras e discursos de renomados representantes das Top 500 universidades do mundo. O Prof. Dr. Osvaldir Taranto destacou não apenas os números e aspectos gerais da Unicamp, mas também os potenciais de pesquisa e oportunidades de colaboração, além do projeto HIDS.

A participação no festival proporcionou a oportunidade de estabelecer contatos valiosos com representantes de várias organizações internacionais e nacionais, ampliando as possibilidades de cooperação futura. As discussões e palestras contribuíram para um rico intercâmbio de ideias e melhores práticas que podem ser implementadas na Unicamp para melhorar suas atividades educacionais e científicas. Iniciaram-se também conversas sobre possíveis acordos de cooperação com diversas instituições presentes, incluindo a possibilidade de intercâmbio de professores e estudantes.

Uzbequistão