Campus France

No dia 29 de maio de 2024, quarta-feira, a Diretoria Executiva de Relações Internacionais (DERI) promoveu, juntamente com a agência Campus France Brasil, uma palestra online, ministrada pelo seu representante do Escritório de São Paulo, Felipe Ramos Neves. O encontro teve como objetivo apresentar a agência oficial do governo francês para a promoção dos estudos superiores, além de esclarecer sobre os procedimentos e as burocracias obrigatórias para alunos intercambistas que partirão à França no próximo semestre. A DERI prestou apoio por meio da Coordenadora de Mobilidades, Ana Paula Fontana, pela responsável pelos convênios e intercâmbios com universidades francesas, Ludmila Pioli, além da equipe de eventos e visitas institucionais, Paula de Sena e Beatriz Gori.

Desde quando o estudante é selecionado pelos Editais da DERI na Unicamp até efetivamente pisar em solo estrangeiro, muitos são os desafios relativos às burocracias que sustentam e protegem sua mobilidade. Portanto, a proposta de realização deste encontro surgiu para que estudantes da Unicamp, selecionados para mobilidade acadêmica semestral ou mobilidade de Duplo Diploma, pudessem se preparar de forma atualizada e responsável para as novas etapas até o início das aulas na França. É de suma importância ressaltar a utilização de informações confiáveis e oficiais relativas às burocracias existentes, e nesse sentido, as diretrizes passadas foram as mais precisas, geradas pela agência do governo francês, Campus France.

Dentre os assuntos abordados na palestra estavam os procedimentos para emissão do visto de estudante, o processo pré-consular, o processo consular, os direitos e benefícios oferecidos aos alunos intercambistas e os procedimentos necessários para a estadia na França. Da mesma forma, Felipe Neves também compartilhou sua experiência pessoal quando esteve em mobilidade na França, além de expor de forma objetiva e clara informações oficiais e dicas para formação de redes de apoio, moradia estudantil, seguridade social e associações estudantis.

Apresentação Campus France ESTUDE NA FRANÇA – PRÉ-VISTO