Foto SDUST

A Diretoria Executiva de Relações Internacionais da Unicamp (DERI) recebeu, no dia 10 de maio, uma delegação da Universidade de Ciência e Tecnologia de Shandong (SDUST, em inglês), da China. O objetivo da visita foi discutir possibilidades de cooperação em pesquisa, mobilidade acadêmica, compartilhamento de recursos didáticos, organização de seminários, workshops e programas de tutoria para estudantes de graduação em engenharia.

A delegação chinesa foi liderada pelo Prof. Dr. LUO Gongli, Secretário do Comitê Partidário e membro do Conselho Universitário, e contou também com a presença do Prof. Dr. CHENG Weimin, Diretor da Faculdade de Segurança e Engenharia Ambiental, do Prof. Dr. GAO Sheng, Diretor do Escritório de Relações Internacionais, e da Sra. LIU Jie, Tradutora e Chefe de Seção de Programas Internacionais do Escritório de Relações Internacionais.

Dentre os representantes da Unicamp estavam o Prof. Dr. Osvaldir Pereira Taranto, Diretor Executivo de Relações Internacionais, a Prof. Dra. Carmenlucia Santos Giordano Penteado, Diretora Associada da Faculdade de Tecnologia (FT), o Prof. Dr. Dirceu Noriler, Diretor da Faculdade de Engenharia Química (FEQ), o Prof. Dr. Arnaldo Cesar da Silva Walter, Diretor da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM), o Prof. Dr. Bruno Sanches Masiero, Diretor Associado da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC), e a Sra. Mayara Morais, Assistente de Cooperação Internacional da DERI.

Durante a reunião foram discutidas as potenciais áreas de colaboração entre as universidades, destacando-se as pesquisas em transição energética, ciência de materiais, ciências da terra, ciência da computação, matemática e  engenharia de mineração.

A SDUST foi formalmente criada em 1951, seu principal campus fica na cidade de Qingdao e é considerada uma das melhores universidades de engenharia da China. Atualmente possui 34 faculdades, 10 centros de pesquisa de pós-doutorado e 72 programas de graduação. Conta, também, com mais de 29 mil estudantes de graduação e 11 mil na pós-graduação.