Conteúdo principal Menu principal Rodapé

Autor: Letícia Suzane Araújo

Foto: Isabele Tavares Paes

Timor Leste

A Diretoria Executiva de Relações Internacionais (DERI) da Unicamp recebeu, na manhã desta sexta-feira, 5 de dezembro, uma delegação do Fundo de Desenvolvimento do Capital Humano (FDCH), vinculado ao Ministério do Planejamento e Investimento Estratégico (MPIE) de Timor-Leste, para uma reunião institucional. O encontro teve como objetivo principal explorar possibilidades de acordos de cooperação na área de educação. 

Durante a reunião, a professora Ana Cecília Bizon do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp apresentou os projetos que desenvolve em Timor-Leste desde 2023, especialmente na área de ensino de português como segunda língua. Ela destacou ações como a reformulação curricular do ensino básico, em parceria com o Ministério da Educação timorense, e o projeto de formação de professores apoiado pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), previsto para continuar até 2029. 

A delegação timorense apresentou o funcionamento do FDCH, responsável por financiar bolsas de estudo para capacitar profissionais em áreas prioritárias. O Fundo opera tanto com bolsas de mérito, voltadas ao público geral, quanto com um programa específico para docentes do ensino superior privado. Para 2026, está prevista a oferta de 69 bolsas contemplando áreas como ensino de português, matemática, ciências naturais, educação socioambiental, turismo, empreendedorismo e patrimônio cultural. Todo o processo seletivo, que inclui avaliação de mérito, teste de proficiência em língua portuguesa e entrevista, é conduzido pelo Fundo de Desenvolvimento de Capital Humano, com apoio do Ministério da Educação.

Como resultado das discussões, foi elaborada uma proposta preliminar de cooperação entre a Unicamp e o governo de Timor-Leste. A iniciativa prevê o estabelecimento de um acordo acadêmico, científico e técnico voltado à formação de recursos humanos, com ações que incluem a oferta de vagas regulares na graduação e na pós-graduação para estudantes timorenses, programas de formação e capacitação docente, mobilidade acadêmica e intercâmbio de pesquisadores.

A comitiva foi composta por Anastacia Espírito Santo, coordenadora do MPIE, Tomas Maria Nunes, assessor jurídico do MPIE, Marcia Sarmento Aparicio, assessora técnica e formação do MPIE, além das técnicas, Yeheskiel Moniz, Lorena da Costa Sarmento, Maria Leticia de Assis Fraga, Josefina Aloto Mendoça Tilman, e o técnico de gestão de informática, Octavio do Rosario da Costa Mendonça.

Pela Unicamp, participaram Luana Mattos, Assessora de Relações Internacionais da DERI, Ana Cecília Cossi Bizon, professora do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), Fabricio Oliveira Camargo Herreros, coordenador de mobilidade da DERI, e Felipe Ribeiro Sampaio, assistente de cooperação internacional. 

Ir para o topo