Autoria: Letícia Suzane Araújo

O coordenador do GpMulti e Diretor do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp, professor Petrilson Pinheiro, participou de uma série de eventos acadêmicos em Moscou e São Petersburgo, na Rússia.
No dia 11 de novembro, Petrilson ministrou a conferência “Portuguese as a Second Language for Political and Academic Diplomacy” na Academia Russa de Ciências. A apresentação discutiu o papel do português como língua estratégica na comunicação diplomática e na cooperação internacional.
No dia 13 de novembro, o professor participou de um segundo evento, desta vez na Universidade Estatal Linguística de Moscou, onde ministrou a conferência “Institute of Language Studies: Research and Teaching Projects in the Field of Portuguese as a Foreign and a Second Language”.
Encerrando a agenda, no dia 21 de novembro, o docente esteve em São Petersburgo, onde atuou como coordenador do painel “Artificial Intelligence and Its Use in Education”, parte da programação do VII International Municipal Forum of BRICS Countries — evento que reuniu representantes de universidades, órgãos governamentais, centros de pesquisa e instituições multilaterais.

O painel integrou o Bloco B – Educação, Ciência e Inovação e discutiu os desafios e oportunidades do uso de tecnologias de inteligência artificial na educação, com foco na personalização da aprendizagem, acessibilidade, segurança da informação e na formação de estudantes e docentes.
Além da coordenação da mesa, o professor ministrou a palestra “Writing through generative AI technologies: opportunities and challenges for educational practices”, abordando o impactos das tecnologias de IA generativa na escrita acadêmica, bem como seus potenciais e desafios éticos e pedagógicos.

Confira também a matéria publicada pela Universidade Russa: https://rcsi.science/press-center/news/mezhdunarodnaya-deyatelnost/konferentsiya-lingvisticheskie-aspekty-nauchnoy-diplomatii/