Autoria: Letícia Suzane Araújo
Fotos: Isabele Tavares Paes

A Diretoria Executiva de Relações Internacionais (DERI) recebeu, nesta terça-feira (11), uma delegação da North China Electric Power University (NCEPU), da China, para uma série de encontros voltados ao fortalecimento da cooperação acadêmica e científica entre as duas instituições.
A visita teve início às 9h, com uma reunião institucional na Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC), seguida de uma visita técnica às instalações da unidade. O encontro reuniu representantes da NCEPU e da Unicamp para discutir novas oportunidades de colaboração em ensino, pesquisa e inovação no campo da energia.
A delegação chinesa foi composta pelo Zhang Heng, vice-diretor da School of Energy, Power and Mechanical Engineering; Zhao Xing, professor da School of New Energy; e Li Qianqian, chefe da Divisão de Intercâmbio Internacional do Departamento de Cooperação Internacional da NCEPU.
Pela Unicamp, participaram do encontro Maria Cristina Tavares, professora da FEEC; Carlos Pereira da Silva, diretor do Centro Paulista de Estudos da Transição Energética (CPTEn) e coordenador do projeto Campus Sustentável; Roberto Borghi, coordenador de Extensão do Instituto de Economia e representante do Centro Interdisciplinar de Estudos Brasil-China (CIEBC); e Jéssica Misael, assistente de Cooperação Internacional.
O principal objetivo do encontro foi aprofundar a colaboração acadêmica e científica entre Unicamp e NCEPU, que já mantêm um acordo de cooperação e intercâmbio estudantil. As discussões abordaram temas como o desenvolvimento de pesquisas conjuntas, a criação de cursos integrados e a exploração de áreas emergentes, como tecnologias avançadas de armazenamento de energia, uso eficiente de fontes renováveis e otimização de redes elétricas inteligentes.
Entre as iniciativas discutidas, destacam-se a criação de um programa “reverse 2+2”, que permitirá a estudantes brasileiros cursarem parte de sua graduação na China, e a oferta de bolsas de estudo para estudantes da Unicamp. As universidades também exploraram a possibilidade de instituir um centro educacional conjunto na China, voltado à formação de talentos e ao desenvolvimento de projetos de longo prazo.