O acordo prevê compartilhamento de pesquisas e intercâmbio de professores e estudantes em Física, Química e Matemática e outras áreas
Autoria Tote Nunes
Edição de imagem Alex Calixto
Fotografia Antonio Scarpinetti
O reitor Paulo Cesar Montagner assinou, na tarde desta segunda-feira (10), o primeiro convênio da Unicamp com a City University of Hong Kong (CityUHK). O acordo prevê compartilhamento de pesquisas e intercâmbio de professores e estudantes em Física, Química e Matemática, possibilitando parcerias também em outras áreas do conhecimento. A CityUHK é reconhecida como um centro inovador de pesquisa e educação profissional.
Montagner disse que a aproximação com a CityUHK é um movimento estratégico no sentido de fortalecer o processo de internacionalização da Unicamp. Segundo o reitor, é importante atrair pesquisadores e estudantes asiáticos – muitos dos quais trabalham na fronteira do conhecimento –, e o interesse pela Unicamp entre universidades estrangeiras tem crescido de forma animadora nos últimos anos. “A Unicamp tem se consolidado na América Latina como uma instituição que prioriza a inovação e tem crescido muito nas áreas de sustentabilidade e da pesquisa aplicada. Isso tem chamado a atenção de muitas instituições”, avalia.


Durante a visista da delegação da CityUHK, o reitor Paulo Cesar Montagner destacou que se trata de um movimento estratégico no sentido de fortalecer o processo de internacionalização da Universidade
“Esta é a primeira vez que visitamos a América Latina e estamos muito felizes em firmar essa parceria com a Unicamp”, disse o reitor da CityUHK, Xin Wang. Segundo Wang, o principal objetivo da visita é abrir um canal de comunicação com o escritório internacional da Unicamp para explorar intercâmbio, colaboração e oportunidades em educação e pesquisa. Além disso, o reitor afirmou que pretende criar oportunidades de parcerias na pós-graduação, com programas de doutorado para estudantes brasileiros.
O diretor da Diretoria Executiva de Relações Internacionais (Deri) da Unicamp, professor Rafael Dias, conta que a assinatura do acordo com a CitiUHK é resultado de negociações que começaram há pouco mais de um ano. “Vislumbramos boas condições para a realização de parcerias no intercâmbio de pesquisadores e de estudantes, mas não apenas nas áreas tecnológicas, como também nas humanidades. Há possibilidades de conexões interessantes em todas essas áreas”, afirmou o diretor.
Pelo lado da instituição asiática, participaram do encontro os professores Maria Babak, Xiaosheng Zhuang e o consultor Luiz Antônio Sodré. Também esteve presente o professor Caio Costa Oliveira.

O reitor da CityUHK, Xin Wang (à esquerda) e o reitor Paulo Cesar Montagner: pesquisas e intercâmbio