Conteúdo principal Menu principal Rodapé

Evento consolidou programas de cooperação, definiu novas diretrizes estratégicas e destacou o papel da Unicamp na rede hemisférica


Autoria: Letícia Suzane Araújo | Fotos: Equipe DERI

Foto Oficial HUC

Nos dias 29 e 30 de setembro, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) recebeu reitores, dirigentes e pesquisadores de 13 universidades de 12 países das Américas para a Assembleia Geral do Hemispheric University Consortium (HUC). O encontro, organizado pela Diretoria Executiva de Relações Internacionais (DERI), consolidou programas de cooperação internacional, aprovou novos acordos e definiu prioridades estratégicas para o biênio 2025–2026.

Durante a abertura, o reitor da Unicamp, professor Paulo César Montagner, destacou o papel do consórcio diante dos desafios globais. “Nenhuma universidade, por maior que seja seu prestígio, possui sozinha todas as respostas para os desafios complexos que enfrentamos. O HUC nos oferece o espaço estruturado para reunir perspectivas complementares e gerar soluções sustentáveis e inovadoras”, afirmou.

O presidente da HUC e reitor da Universidad Austral, Julián Rodríguez, apresentou o relatório anual do consórcio e reforçou a importância de consolidar os programas já existentes. “Devemos consolidar o que já foi alcançado, fazer melhor e de forma mais sistemática, e fortalecer a voz latino-americana nos debates internacionais”, afirmou.

Entre os principais resultados da Assembleia estão a aprovação do novo MOU e do Charter da HUC, que consolidam o funcionamento institucional da rede; a ratificação do Comitê Executivo 2025–2027; e a definição de prioridades estratégicas nas áreas de ensino, pesquisa, engajamento e governança. Também foi reafirmado o compromisso com o uso ético e responsável da Inteligência Artificial e com o fortalecimento das redes de bibliotecas entre as universidades membros.

A programação incluiu palestras sobre transformação digital e Inteligência Artificial, ministradas pelos professores Anderson Rocha (Instituto de Computação) e Matheus Souza (GGTE), além de visitas a unidades da Unicamp, como o Laboratório Recod.AI, o Instituto de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço (IOU) e a Biblioteca de Obras Raras “Fausto Castilho” (BORA).

O encontro encerrou-se com a ratificação do novo Comitê Executivo e o anúncio da próxima Assembleia da HUC, que será sediada pela Universidad de los Andes, em Bogotá, Colômbia, em 2026.

No dia 1º de outubro, realizaram uma visita ao Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), onde os participantes conheceram o Laboratório Nacional de Biorrenováveis (lnbr),  a Ilum Escola de Ciência e o acelerador de partículas Sirius. 

Conteúdo relacionado:

Consórcio HUC reforça rede colaborativa entre 13 universidades das Américas e Caribe

HUC Strengthens Hemispheric Inter-University Collaboration at the 2025 General Assembly

Ir para o topo