Conteúdo principal Menu principal Rodapé

Acordo abre portas para o estabelecimento de parcerias e a instituição de programas de intercâmbio, seja de professores, estudantes e servidores

Autoria Tote Nunes

Edição de imagem Luis Paulo Silva

Fotografia Antonio Scarpinetti

york university
O acordo vai abrir as portas para o estabelecimento de parcerias

O reitor da Unicamp, professor Paulo Cesar Montagner, assinou na noite desta segunda-feira(29), um memorando de entendimento com a Universidade de York (UY), do Canadá, num movimento que, segundo ele, poderá resultar em uma série de colaborações, em diversas áreas. Para Montagner, o memorando vai abrir as portas para o estabelecimento de parcerias e a instituição de programas de intercâmbio, seja de professores, estudantes e servidores.

“Trata-se de uma grande realização. A UY é uma grande universidade e esse acordo poderá consolidar algumas conversações que já vinham ocorrendo”, revelou o reitor. “Eles têm áreas de pesquisa muito interessantes, que têm muita condição de dialogar com a gente em vários projetos de futuro”, acrescentou.

O acordo foi assinado pela reitora da UY, Lisa Phillipps – que esteve na Unicamp para a assembleia geral do Hemispheric University Consortium (HUC) – um grupo de instituições formado em 2018, que reúne 13 universidades de 12 países.  A reitora disse estar entusiasmada com a possibilidade de parcerias com a Unicamp e garantiu que a UY está aberta para a realização de colaborações.

O diretor da Deri (Diretoria Executiva de Relações Internacionais) da Unicamp, professor Rafael Dias, disse que a Unicamp e a York mantêm uma relação consolidada, mas que, segundo ele, se aprofunda agora, com a assinatura do acordo. De acordo com o dirigente, a UY foi uma das universidades que a delegação da Unicamp visitou em outubro de 2024, em visita ao Canadá. Ao longo de uma semana, o grupo de Campinas visitou a McGill University, a Polytechnique Montréal e a Université de Montréal. E esteve na Université du Québec à Trois-Rivières, na York University e na University of Toronto.

“O memorando é o reconhecimento das duas instituições, de que há enormes possibilidades de colaboração nas áreas de ensino e pesquisa e que podem ser exploradas a partir de agora”, disse Dias.

O diretor conta que já há negociações para o início de pesquisas multidisciplinares nos campos das Ciências Humanas e outras áreas. “Esperamos que estudantes e professores do nosso lado e do lado deles possam produzir uma parceria ainda mais densa entre as duas universidades. A ideia, segundo ele, é intensificar o intercâmbio de docentes, pesquisadores, funcionários e estudantes de graduação e pós-graduação; explorar oportunidades de colaboração em áreas de interesse mútuo, como sustentabilidade, estudos urbanos, mídia/cultura, e inteligência artificial. Além disso, discutiram a possibilidade de criar um programa bilateral de apoio a projetos de pesquisa entre as duas universidades.

A assembleia da HUC – que começou na segunda-feira (29) e termina nesta quarta-feira (1) – foi realizada na Unicamp e discutiu temas como sustentabilidade, saúde pública, bioeconomia e inclusão social.

Postagem Original: Portal da Unicamp

Ir para o topo