Autoria: Letícia Suzane Araújo
Fotos: Isabele Tavares Paes

A Diretoria Executiva de Relações Internacionais (DERI) da Unicamp promoveu, no dia 16 de setembro, uma roda de conversa sobre English as a Medium of Instruction (EMI) – o uso do inglês como língua de instrução no ensino superior. O evento foi realizado no auditório da Biblioteca de Obras Raras Fausto Castilho (BORA) e reuniu professores e representantes da Universidade de Ciências Aplicadas de Zurique (ZHAW), da Unicamp e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Com o objetivo de fomentar a troca de experiências e aproximar diferentes perspectivas de pesquisa sobre o EMI, a atividade foi estruturada em formato de diálogo aberto, em substituição ao modelo tradicional de palestras. O encontro também buscou explorar possibilidades de futuras colaborações acadêmicas entre as instituições envolvidas.
A delegação suíça foi composta pelos professores Patrick Studer, especialista em Gestão da Linguagem e Globalização e líder do Swiss Global Competence Laboratory (SGCL), e Paul Kelly, docente no Instituto de Comunicação Multilíngue da ZHAW.
Pela Unicamp, estiveram presentes Mônica Alonso Cotta, pró-reitora de Graduação, e Leandro Tessler, professor do Instituto de Física Gleb Wataghin. Já a UFRGS foi representada pela professora e pesquisadora Simone Sarmento, referência na área de EMI. O encontro contou ainda com a participação de Fabrício Herreros, coordenador de mobilidade da DERI.