Autoria: Letícia Suzane Araújo
Fotos: Isabele Tavares Paes

A Diretoria Executiva de Relações Internacionais (DERI) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) recebeu nesta terça-feira, 9 de setembro, uma comitiva da Sorbonne Nouvelle, composta por dirigentes acadêmicos e representantes do consulado francês. O encontro teve como objetivo fortalecer a cooperação científica e acadêmica entre as duas instituições, com ênfase em áreas como línguas, civilizações, literatura, artes e estudos interdisciplinares.
A delegação francesa foi liderada por Daniel Mouchard, reitor da Sorbonne Nouvelle, acompanhado pela Capucine Boidin, vice-reitora de Assuntos de Pesquisa, pela Françoise Lavocat, vice-presidente de Assuntos Internacionais, pelo François-Michel Le Tourneau, diretor do Laboratório Internacional de Ciências Humanas e Sociais, e pela Marion Magnan, adida científica do Consulado da França.
A programação começou com uma visita guiada à Biblioteca de Obras Raras Fausto Castilho (BORA), seguida por uma reunião institucional na Reitoria da Unicamp. Os representantes franceses foram recebidos pelo Fernando Antonio Santos Coelho, reitor em exercício, além de docentes e pesquisadores de diferentes áreas.
Entre os participantes brasileiros estiveram Luana Mattos, assessora de Relações Internacionais; Gabriel Ferreira Zacarias, Diretor do Museu de Artes Visuais da Unicamp; Carolina Zuccolino, pesquisadora do Laboratório de Estudos Urbanos do Centro de Desenvolvimento da Criatividade; e Fabrício Herreros, coordenador de mobilidade na DERI.
De acordo com os objetivos da visita, a parceria busca ampliar projetos conjuntos em quatro frentes principais: excelência em Línguas e Civilizações, com destaque para a tradição da Sorbonne Nouvelle no ensino de idiomas e estudos culturais; pesquisa em Literatura e Artes, em especial nos campos de literatura comparada, teatro e cinema; abordagem interdisciplinar, incentivando conexões entre diferentes áreas do conhecimento; e estudos sobre as Américas, por meio de centros e laboratórios especializados, como o Instituto de Estudos Latino-Americanos Avançados (IHEAL).