Conteúdo principal Menu principal Rodapé

Autoria: Letícia Suzane Araújo

Fotos: Isabele Tavares Paes

monteplier

A Diretoria Executiva de Relações Internacionais (DERI) da Unicamp recebeu, no dia 19 de agosto, a professora Clarissa Detomi de Albuquerque, do Institut Agro de Montpellier (França), em uma reunião voltada à prospecção de estratégias de cooperação acadêmica. O encontro contou com a presença do diretor de Relações Internacionais da Unicamp, Rafael Dias, do professor da Faculdade de Engenharia de Alimentos, Guilherme Tavares, e da assistente de Cooperação Internacional, Ludmila Pioli.

Criado em 2020 como uma nova entidade nacional francesa de ensino superior e pesquisa, o Institut Agro reúne as unidades de Rennes, Dijon e Montpellier, atuando nas áreas de agronomia, ciências da vida, alimentação e meio ambiente. Reconhecido como a melhor instituição da França nos campos de Agricultura e Florestas, o Institut Agro possui uma parceria consolidada com a Unicamp por meio da unidade de Rennes, onde programas de duplo diploma já estão estabelecidos. O objetivo agora é ampliar a colaboração para a unidade de Montpellier, fortalecendo ainda mais os vínculos de pesquisa e mobilidade internacional.

As tratativas também incluíram a perspectiva de projetos conjuntos no âmbito do Programa CAPES/Brafagri, o qual prevê financiamento para iniciativas de cooperação entre o Brasil e a França voltados às áreas de ciências agronômicas, agroalimentares e veterinária, disciplinas correlatas, exclusivamente em nível de graduação. A expectativa é que essa aproximação abra novas oportunidades para estudantes e pesquisadores das duas instituições, consolidando a relação bilateral.

Ir para o topo