Autoria: Letícia Suzane Araújo
Fotos: Isabele Tavares Paes

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) recebeu, por meio da Diretoria Executiva de Relações Internacionais (DERI), no dia 12 de agosto, uma delegação da Tsinghua University, da China. Liào Yírán, professora de português, chefiou a delegação, que contou com professores e alunos de graduação da Tsinghua University.
O programa começou às 11h com o lançamento da edição bilíngue português-chinês do livro “O Alienista”, de Machado de Assis, realizado na Biblioteca Central César Lattes. A mesa de abertura do evento contou com a presença do diretor de Relações Internacionais da Unicamp, Rafael Dias, da diretora da Editora da Unicamp, Edwiges Maria Morato, dos diretores do Instituto Confúcio na Unicamp, Ana Elisa Spaolonzi e Gao Qinxiang, e Paulo Van Noije, diretor brasileiro do Instituto Confúcio em gestão passada.

Na sequência, os visitantes apresentaram o Chinese Culture Roadshow, com performances de canções tradicionais chinesas, demonstrações de xadrez chinês e atividades interativas com estudantes da Unicamp.
O encontro prosseguiu com uma reunião institucional para discutir possíveis colaborações acadêmicas. À tarde, a comitiva visitou o Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), onde participou de apresentações de grupos de pesquisa dedicados ao estudo e à preservação de línguas indígenas e à tradução, como o IndisciPLAr, o Grupo de Estudos das Línguas Ameríndias, o E por falar em tradução e o MiDiTeS.
O objetivo central da visita foi conhecer as tecnologias empregadas no Brasil para a preservação digital das línguas indígenas e avaliar oportunidades de cooperação entre Brasil e China, especialmente na área de patrimônio cultural e comunicação digital.







