Autoria: Letícia Suzane Araújo
Fotos: Laura Oliveira Vieira

A Diretoria Executiva de Relações Internacionais (DERI) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) promoveu, na quarta-feira, 6 de agosto, na Casa do Lago, a recepção dos alunos internacionais que ingressam na instituição no segundo semestre de 2025. O encontro reuniu cerca de 75 estudantes, oriundos de 15 países, e teve como objetivo acolher e integrar os novos alunos à comunidade acadêmica e à cultura local.
A mesa de abertura do evento contou com a participação do reitor, Paulo César Montagner, do diretor da DERI, Rafael Dias, das assessoras de Relações Internacionais, Luana Mattos e Heloísa Claro, e do coordenador de mobilidade Fabrício Herreros.
Durante a abertura, Rafael Dias destacou a relevância da experiência que os alunos estão prestes a viver: “Vocês estão em Campinas, capital científica e tecnológica do Brasil, vocês estão na Unicamp, que é uma das melhores universidades da América Latina, um espaço de rico aprendizado e de rica possibilidade de vivência. Sei como estar longe de casa pode ser difícil, mas nossa equipe está aqui para ajudar vocês no que precisarem.”
Os participantes receberam kits de boas-vindas e tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura da universidade, por meio de apresentações institucionais da DERI. O grupo Unicamp Internacional (UniIn) também se apresentou, compartilhando iniciativas voltadas à integração de alunos internacionais.
O estudante do Peru, Diego Yussef Espinoza Correa, está estudando economia na Unicamp e compartilhou: “Para mim, a Unicamp é a melhor universidade do Brasil e tenho a expectativa de aprender com os melhores professores, para no futuro poder construir uma América Latina mais justa e mais competitiva.”
O evento foi encerrado com uma Oficina de Capoeira do Grupo Jogar Capoeira, para apresentar aos estudantes internacionais uma expressão cultural tipicamente brasileira, que combina luta, dança, esporte e música.
Para a DERI, a recepção vai além de um momento de boas-vindas: é uma oportunidade de oferecer suporte prático aos novos alunos, com informações sobre moradia, transporte, saúde e aspectos da vida em Campinas, fortalecendo a rede de apoio e estimulando o intercâmbio cultural dentro da universidade.
