Conteúdo principal Menu principal Rodapé

Autoria: Letícia Suzane Araújo

Fotos: Isabele Tavares Paes

cau na deri
Delegação da CAU em frente ao escritório da DERI

Na terça-feira, 29 de julho de 2025, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) recebeu, por meio da Diretoria Executiva de Relações Internacionais (DERI) uma delegação da China Agricultural University (CAU), para o fortalecimento da cooperação acadêmica e científica entre Brasil e China na área de bioenergia. A comitiva chinesa foi composta pelo professor Zhidan Liu, líder da delegação; professor Xiao Zhao; além de estudantes da CAU e da Universidade de São Paulo (USP). 

A visita iniciou com uma reunião institucional no escritório da DERI. Estiveram presentes, pela Unicamp, Luana Mattos, assessora de Relações Internacionais;  Ana Elisa Spaolonzi, diretora brasileira do Instituto Confúcio; Rafael Vasconcelos Ribeiro, professor no Instituto de Biologia; e Jéssica Misael, assistente de cooperação internacional. 

Em seguida, os visitantes participaram de uma visita técnica e apresentações de pesquisas na Faculdade de Engenharia Agrícola (FEAGRI), conduzidas pela professora Bárbara Janet Teruel Mederos.

cau na feagri
Delegação da CAU visitando a FEAGRI

No período da tarde, a delegação visitou o Instituto Confúcio da Unicamp e depois conheceu o Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético (NIPE), onde foram recepcionados pelo Marcelo Cunha, coordenador do NIPE e professor do Instituto de Economia; e pela Bruna de Souza Moraes, pesquisadora do NIPE. Foram realizadas apresentações sobre as pesquisas desenvolvidas pelo Núcleo e pelo Centro Paulista de Estudos em Biogás e Bioprodutos (CP2B).

cau no confucio
Delegação da CAU em visita ao Instituto Confúcio

A visita teve como objetivo central fortalecer a cooperação sino-brasileira, promover o intercâmbio de estudantes de pós-graduação e criar uma plataforma para a formação de jovens talentos em pesquisa. A expectativa é ampliar a influência dos países do BRICS e das nações do Sul Global na educação e inovação científica.

Ir para o topo