Conteúdo principal Menu principal Rodapé

Autoria: Letícia Suzane Araújo

Fotos: IA/Unicamp

Coral VIVERE + Unicamp

Foto: Álvaro Bernardi / IA / Unicamp.

Na última quarta-feira, 30 de julho de 2025, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) recebeu a visita do coral misto VIVERE, da Riga Technical University (RTU), da Letônia, em uma programação dedicada à promoção do intercâmbio cultural e à construção de parcerias institucionais. 

O encontro foi organizado pela Diretoria Executiva de Relações Internacionais (DERI), com apoio da Pró-Reitoria de Extensão, Esporte e Cultura (PROEEC) e do Instituto de Artes (IA). 

A visita foi marcada por uma série de atividades que reuniram apresentações musicais, reuniões institucionais e visitas técnicas, com o objetivo de fortalecer os laços entre as duas universidades. 

A comitiva letã, composta por 39 integrantes do coral e três professores da RTU — Gints Ceplenieks, diretor artístico do VIVERE; Karina Pundzjus e Egīls Niklāvs Siliņš, ambos regentes do Coral  —  foi recepcionada na Casa do Lago da Unicamp, onde ocorreu a reunião institucional com representantes da Unicamp. 

Estiveram presentes Sylvia Helena Furegatti, Pró-Reitora de Extensão, Esporte e Cultura; Rafael Dias, Diretor de Relações Internacionais; Carlos Fernando Fiorini, representante do diretor do Instituto de Artes; Vivian Nogueira, regente do Coral Zíper na Boca da Unicamp; além das assessoras de Relações Internacionais, Luana Mattos e Heloísa Claro.

Mesa de abertura.

 Foto: Murillo Balan Jaime | IA | Unicamp

O coral VIVERE realizou uma apresentação no Teatro de Arena da Unicamp, que contou com um público estimado de 300 pessoas, com um repertório que destacou a tradição musical da Letônia e a riqueza dos compositores bálticos. 

Apresentação.

Foto: Álvaro Bernardi / IA / Unicamp.

A tarde foi dedicada a uma visita técnica ao Instituto de Artes da Unicamp, onde os visitantes conheceram as instalações e discutiram possibilidades de colaboração nas áreas de educação musical, performance e pesquisa.

Visita ao IA.

Foto: João Megale / IA / Unicamp.

Além da Unicamp, o coral realizará concertos em outras cidades brasileiras como Ijuí, Varpa, Tupã, Americana, Nova Odessa e São Paulo. Confira a programação completa do coral VIVERE no Brasil:

  • 22/07/2025, 19h – União das Etnias de Ijuí (RS)
  • 26/07/2025, 19h – Praça Central de Varpa (SP)
  • 27/07/2025, 10h – Igreja Batista em Varpa (SP)
  • 27/07/2025, 20h – Paróquia São Pedro Apóstolo, Tupã (SP)
  • 30/07/2025, 13h – UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas (SP)
  • 31/07/2025, 19h – Basílica do Santuário Santo Antônio de Pádua, Americana (SP)
  • 01/08/2025, 18h – Centro Cultural de Nova Odessa (SP)
  • 02/08/2025, 19h – Primeira Igreja Presbiteriana Independente de São Paulo (SP)
  • 03/08/2025, 12h – Paróquia da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, São Paulo (SP)

Ir para o topo