Conteúdo principal Menu principal Rodapé

Estão abertas as inscrições para o BRICS Young Scientists Forum (BRICS YSF) 2025, que será realizado entre os dias 15 e 17 de setembro, em Brasília.

A iniciativa selecionará três jovens cientistas por área temática, de acordo com os seguintes eixos definidos pela presidência brasileira:

  • Pesquisa em mitigação e adaptação às mudanças climáticas – Uma contribuição dos BRICS para a COP 30
  • Diplomacia científica em um mundo em transição – A visão dos BRICS e do Sul Global
  • Inteligência Artificial para Soluções Sociais – Como as tecnologias emergentes podem melhorar a vida dos cidadãos de países dos BRICS

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) arcará com os custos das passagens dos representantes brasileiros. Já as despesas locais (hospedagem, alimentação, transporte etc.) serão cobertas pelos organizadores do evento.

Requisitos para candidatura:

  • Ter até 39 anos até 31/12/2025
  • Ter concluído o mestrado (doutorado completo ou em andamento será considerado um diferencial)
  • Ser natural/naturalizado de país do BRICS ou possuir visto de residência permanente
  • Ter fluência em inglês (idioma oficial do evento, sem tradução simultânea)
  • Não ter participado de edições anteriores do BRICS YSF

Para se candidatar, envie até o dia 4 de agosto um e-mail para: derime@unicamp.br, com os seguintes documentos:

  • Indicação da área temática de interesse
  • Formulário de candidatura preenchido (em anexo) Atenção: a seção “2.5 – Nomination Statement” deve ser preenchida pelo(a) orientador(a)
  • Link para o CV Lattes
  • Foto em boa resolução

Mais informações estão disponíveis no link oficial da chamada.

A seleção dos participantes será realizada diretamente pelo MCTI.

Ir para o topo