Conteúdo principal Menu principal Rodapé

Autoria: Letícia Suzane Araújo

Fotos:  Isabele Tavares Paes

catedras

A Diretoria Executiva de Relações Internacionais (DERI) da Unicamp recebeu, em 22 de julho, Sébastien Velut, professor da Université Sorbonne Nouvelle (França). Contemplado pelo Programa de Cátedras Franco-Brasileiras, promovido pelo Consulado Geral da França em São Paulo em parceria com a Unicamp, Prof. Velut atuará em frentes de ensino e pesquisa voltadas às temáticas de transição energética. 

Pela Unicamp, participaram da reunião: Rafael Dias, diretor de Relações Internacionais; Márcio Cataia, professor do Instituto de Geociências (IG); e Ludmila Pioli, assistente de cooperação internacional.

Membro do Institut des Hautes Études de l’Amérique Latine (IHEAL), professor Velut assumirá ainda a direção da área de capacitação do Institut de recherche pour le développement (IRD), instituto francês focado em pesquisas sobre sustentabilidade, que mantém escritório em Brasília. Em seu novo cargo, Velut visará fortalecer a capacitação e competências de agentes políticos em diversas regiões do país e do exterior. 

Durante a reunião, foram detalhadas as atividades que o professor francês realizará no Brasil em parceria com o professor Márcio Cataia (SEC/Unicamp). Segundo o princípio da reciprocidade, Prof. Cataia também atuará na França em 2025 pelo mesmo Programa de Cátedras. 

 A agenda de Velut incluirá: trabalho de campo com estudantes de pós-graduação; reuniões na REPLAN (Refinaria de Petróleo de Paulínia) para discutir as ações da Petrobras frente à transição energética; encontro com o Sindicato dos Petroleiros para debater a justiça energética; visita a Guarulhos para conhecer projetos de energia eólica focados na redução de CO₂ e sequestro de carbono; reuniões com pesquisadores do Centro Paulista de Transição Energética (CPTEn), do Instituto de Geociências e do CEPETRO para abordar temas como exploração de petróleo e aquecimento global.

Na ocasião, Rafael Dias, reforçou a importância do Programa de Cátedras como ferramenta fundamental para promover a pesquisa colaborativa e fortalecer a aproximação institucional. Dias também anunciou que a Unicamp submeterá sua candidatura ao Programa Capes Global, visando a formação de redes internacionais, ampliando ainda mais o alcance da universidade.

Ir para o topo