Conteúdo principal Menu principal Rodapé

Autoria: Letícia Suzane Araújo

Fotos: Jéssica Misael

jess

Entre os dias 2 e 13 de junho de 2025, a Unicamp participou do Summer Program promovido pela Southwestern University of Finance and Economics (SWUFE), na cidade de Chengdu, na China. Participaram, pela Unicamp, as estudantes Vitória Pigatto Casceano e Isabela De Oliveira Garcia, além de Jéssica Misael, assistente de cooperação internacional na Diretoria Executiva de Relações Internacionais (DERI).

O programa teve início oficial no dia 5 de junho, com uma cerimônia de boas-vindas conduzida pela professora Tang Mingfeng, diretora de Relações Internacionais da SWUFE. Na sequência, os participantes assistiram a uma apresentação institucional sobre a universidade e sua Escola de Administração, além de realizarem visitas aos museus do campus — o SWUFE History Museum e o Currency Museum

maquete

As atividades acadêmicas começaram no dia 6, com a palestra “Digital Transformation in China: How Companies Are Embracing New Technologies”, ministrada pelo professor Wang Yi, seguida de uma aula introdutória de língua chinesa com foco em expressões básicas do cotidiano, intitulada “Survival Chinese”.

No dia 9, participaram de uma oficina de recorte de papel chinês (Paper-Cutting) e de uma aula prática de culinária chinesa, conduzida pelo chef Wang Jian. Já no dia 10, os estudantes participaram de uma palestra sobre blockchain e comportamento do consumidor, seguida por uma visita ao Industrial Park da cidade e a pontos históricos como o Wuhou Shrine e a Jinli Street.

china

A programação do dia 11 incluiu a palestra “Understanding China’s New Economic Paradigm”, ministrada pelo reitor da SWUFE, professor Li Han, e uma visita técnica à fábrica da Volvo, onde os participantes puderam acompanhar de perto o funcionamento de maquinários e robôs industriais, além de conhecer o museu da empresa.

O encerramento do programa aconteceu no dia 12 de junho, com apresentações dos grupos de estudantes sobre suas experiências e aprendizados durante a imersão. A cerimônia final contou com performances culturais e uma dinâmica interativa com perguntas relacionadas ao conteúdo do programa. Segundo Jéssica Misael, a participação no programa foi extremamente enriquecedora: “As atividades foram muito bem estruturadas, combinando conteúdo acadêmico de qualidade com experiências práticas e culturais que proporcionaram uma verdadeira imersão na China contemporânea e tradicional. A interação com estudantes internacionais e representantes de escritórios internacionais de outros países também abriu portas para futuras parcerias institucionais.”

Para Vitória Pigatto Casceano, a participação no programa representou um marco pessoal e acadêmico: “Ter essa oportunidade de viajar para a China representa mais do que atravessar continentes — é atravessar fronteiras culturais, históricas e políticas que enriquecerão profundamente minha formação e minha maneira de enxergar o mundo.
Vejo o que vivi como uma chance de ampliar perspectivas, repensar ideias e desenvolver uma compreensão mais sensível e fundamentada sobre uma nação que desempenha um papel tão central no mundo globalizado. Dias inesquecíveis que só foram possíveis graças à potencialidade da UNICAMP! Éramos as únicas representantes da América Latina e isso mostra a grandiosidade da nossa universidade. Sempre serei grata!”

Isabela De Oliveira Garcia também destaca o impacto do programa: “O programa foi extremamente enriquecedor, me senti muito bem recebida pela universidade. As aulas e atividades das quais participamos foram interessantes e provocaram reflexões sobre o que conhecíamos sobre a China. Foi uma oportunidade ótima — ganhamos muito com essa troca com estudantes internacionais — e espero que esse programa contribua para uma maior integração entre as universidades, para que mais alunos possam viver experiências como essa.”

univ
Ir para o topo