Professor acredita que o encontro de alto nível ajudará a consolidar parcerias mutuamente benéficas
A Cúpula do BRICS no Rio de Janeiro será uma plataforma essencial para fortalecer a cooperação entre os países do grupo, especialmente após a recente entrada de novos membros. A avaliação é do diretor de relações internacionais da Universidade de Campinas (Unicamp) e professor da Faculdade de Ciências Aplicadas, Rafael Dias, em entrevista exclusiva à TV BRICS.
Segundo ele, a ampliação do grupo abriu novas possibilidades de colaboração voltadas para enfrentar desafios comuns e desenvolver parcerias vantajosas para todos os lados. Dias também destacou que a cúpula deve promover avanços significativos na cooperação econômica e comercial, atrair investimentos e facilitar a formalização de acordos entre os países-membros.
Uma das principais missões do encontro, segundo o especialista, será coordenar posições sobre a reforma do sistema de governança global.
” Vejo ainda nessa cúpula do BRICS a oportunidade real de que sejam pautadas questões que possam contribuir para um aprofundamento das relações entre os países em áreas de interesse científico e tecnológico ao redor de temas como inteligência artificial, infraestrutura digital, energia limpa e renovável, segurança alimentar, segurança energética, estratégias de adaptação às mudanças climáticas, enfrentamento de doenças emergentes, pandemias e construção de sociedades resilientes, entre vários outros temas de interesse comum”, afirmou Dias.
Ele acrescentou que esses campos exigem o desenvolvimento de novas tecnologias e abrem caminho para que os países do BRICS construam um futuro compartilhado.
“Em um mundo em transformação constante, como esse do nosso tempo, o bloco pode demonstrar, a partir daí, que a multipolaridade pode ser uma força inclusiva, capaz de gerar novas oportunidades de aproximação entre os povos em direção a um futuro melhor para pessoas do mundo todo”, completou o especialista.
A Cúpula do BRICS acontecerá no Rio de Janeiro nos dias 6 e 7 de julho e será o principal evento da presidência brasileira no grupo.
Postagem Original: TV Brics