Autoria: Letícia Suzane Araújo
Fotos: Mayara Morais

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), por meio da Diretoria Executiva de Relações Internacionais (DERI), participou da International Partners’ Week, promovida pela National Research University Higher School of Economics (HSE University), em São Petersburgo, na Rússia. Durante o evento, foram assinados dois acordos que marcam um novo momento na relação entre as duas instituições.
Representando a Unicamp, o diretor de relações internacionais, Rafael Dias, assinou uma Carta de Intenções e um Acordo de Intercâmbio Estudantil com a HSE University. A carta estabelece o compromisso das universidades em fomentar a cooperação científica e cultural, criando caminhos para o desenvolvimento de projetos conjuntos de pesquisa. As atividades serão realizadas pelas seguintes unidades da Unicamp: Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA), Instituto de Economia (IE), Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC), Instituto de Computação (IC), Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW), Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), e Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH)
Do lado russo, o acordo envolve as escolas da HSE University em São Petersburgo nas áreas de Economia, Administração, Ciências Sociais, Física, Matemática, Computação, Artes e Humanidades.

Além da carta, foi assinado um acordo de intercâmbio estudantil, que prevê o envio e recebimento de alunos entre as instituições. Durante a programação da semana, o professor Rafael Dias também ministrou duas palestras com o tema “Science, Technology and Visions of Development in Brazil”, direcionadas aos estudantes da HSE. As apresentações ocorreram na School of Applied Sciences e na School of Economics and Management.

