Conteúdo principal Menu principal Rodapé

Autoria: Letícia Suzane Araújo

Fotos: Isabele Tavares Paes

Consulado França

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) recebeu, na última quarta-feira, 7 de maio, a delegação do Consulado da França no Brasil para uma série de atividades voltadas ao fortalecimento da cooperação acadêmica e cultural entre os dois países.

A comitiva foi composta por Marion Magnan, Adida de Ciência e Tecnologia; Patrice Pauc, Adido de Cooperação e Ação Cultural; e Guillaume Gueguen, Assessor de Ciência e Tecnologia. A visita teve início com uma palestra no auditório Fausto Castilho no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), na qual foram abordadas as bolsas oferecidas pelo governo francês e os critérios de candidatura e reuniu estudantes, pesquisadores e professores interessados em oportunidades de estudo na França. 

palestra
palestra no IFCH

No período da tarde, os representantes franceses foram recebidos pela Diretoria Executiva de Relações Internacionais (DERI), onde participaram de uma reunião com o Diretor Executivo, Rafael Dias; Michel Nicolau, Diretor Associado do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH); e os assistentes de cooperação internacional da DERI: Fabricio Herreros e Rosiane Luz. O encontro reforçou a importância da parceria entre a Unicamp e as instituições francesas e rendeu propostas para futuras colaborações.

Entre os destaques da conversa, estão a ampliação da mobilidade acadêmica bilateral, propostas de exposições culturais colaborativas e a criação de programas de mobilidade específicos para populações quilombolas. Outro ponto de destaque foi o convite para que a Unicamp integrasse as comemorações do Ano da França no Brasil, promovido pelo Campus France. 

Após a reunião na DERI, os representantes do Consulado foram recepcionados no Brazilian Institute of Data Science (BIOS), pelo seu diretor, Prof. João Romano. Também visitaram o Centro de Estudos de Energia e Petróleo (CEPETRO), conduzidos pelo diretor Marcelo Souza de Castro, e a Faculdade de Educação. Encerrando a programação, reuniram-se com Chantal Victoria Medaets, Coordenadora da Comissão Assessora para a Inclusão Acadêmica e Participação dos Povos Indígenas (CAIAPI), e com a estudante Edilene Munduruku, contemplada com a Bolsa Guatá 2025, iniciativa voltada à inclusão de estudantes indígenas na mobilidade internacional para níveis de Mestrado/Doutorado.

A visita reafirma o compromisso da Unicamp com a internacionalização e a valorização da diversidade cultural e científica por meio de parcerias estratégicas com instituições de excelência.

Ir para o topo