Autoria: Letícia Suzane Araújo
Fotos: Isabele Tavares Paes

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) recebeu, na última quarta-feira, 7 de maio, a delegação do Consulado da França no Brasil para uma série de atividades voltadas ao fortalecimento da cooperação acadêmica e cultural entre os dois países.
A comitiva foi composta por Marion Magnan, Adida de Ciência e Tecnologia; Patrice Pauc, Adido de Cooperação e Ação Cultural; e Guillaume Gueguen, Assessor de Ciência e Tecnologia. A visita teve início com uma palestra no auditório Fausto Castilho no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), na qual foram abordadas as bolsas oferecidas pelo governo francês e os critérios de candidatura e reuniu estudantes, pesquisadores e professores interessados em oportunidades de estudo na França.


No período da tarde, os representantes franceses foram recebidos pela Diretoria Executiva de Relações Internacionais (DERI), onde participaram de uma reunião com o Diretor Executivo, Rafael Dias; Michel Nicolau, Diretor Associado do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH); e os assistentes de cooperação internacional da DERI: Fabricio Herreros e Rosiane Luz. O encontro reforçou a importância da parceria entre a Unicamp e as instituições francesas e rendeu propostas para futuras colaborações.
Entre os destaques da conversa, estão a ampliação da mobilidade acadêmica bilateral, propostas de exposições culturais colaborativas e a criação de programas de mobilidade específicos para populações quilombolas. Outro ponto de destaque foi o convite para que a Unicamp integrasse as comemorações do Ano da França no Brasil, promovido pelo Campus France.
Após a reunião na DERI, os representantes do Consulado foram recepcionados no Brazilian Institute of Data Science (BIOS), pelo seu diretor, Prof. João Romano. Também visitaram o Centro de Estudos de Energia e Petróleo (CEPETRO), conduzidos pelo diretor Marcelo Souza de Castro, e a Faculdade de Educação. Encerrando a programação, reuniram-se com Chantal Victoria Medaets, Coordenadora da Comissão Assessora para a Inclusão Acadêmica e Participação dos Povos Indígenas (CAIAPI), e com a estudante Edilene Munduruku, contemplada com a Bolsa Guatá 2025, iniciativa voltada à inclusão de estudantes indígenas na mobilidade internacional para níveis de Mestrado/Doutorado.
A visita reafirma o compromisso da Unicamp com a internacionalização e a valorização da diversidade cultural e científica por meio de parcerias estratégicas com instituições de excelência.