Autoria: Letícia Suzane Araújo
Fotos: Isabele Tavares Paes

No dia 7 de maio, a Diretoria Executiva de Relações Internacionais (DERI) da Unicamp recebeu representantes da Beijing Jiaotong University (BJTU) e da empresa China Railway Rolling Stock Corporation (CRRC) Brasil para uma reunião que teve como foco a ampliação da cooperação internacional nas áreas de engenharia, tecnologia e infraestrutura ferroviária.
A comitiva da BJTU foi composta por Guohua Song, diretor da National School for Elite Engineers, e Qiang Sun, vice-diretor da mesma instituição. Representando a CRRC Brasil, participaram Li Bangyong, gerente geral; Chen Bo, gerente técnico; e Yan Bingpeng, gerente de negócios.
Pela Unicamp, estiveram presentes o Rafael Dias, diretor de Relações Internacionais; o Gao Qinxiang, diretor chinês do Instituto Confúcio; o Arnaldo Cesar Walter, diretor da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM); o Paulo José de Albuquerque, diretor da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FECFAU); e Jéssica Misael, assistente de cooperação internacional da DERI.

Durante a reunião, Rafael Dias destacou a diversidade e excelência dos cursos de engenharia da Unicamp e propôs a formalização de um novo acordo com a National School for Elite Engineers da BJTU. Ele também sugeriu a construção de uma parceria integrada entre a Unicamp, a BJTU e a CRRC, com foco em colaboração acadêmica, tecnológica e industrial.
A BJTU manifestou interesse em fortalecer a colaboração acadêmica e mencionou sua participação em grandes projetos, como a proposta de uma ferrovia transoceânica entre Brasil e Peru. A CRRC, por sua vez, apresentou seus planos de expansão no Brasil, incluindo a implementação de 12 novas linhas ferroviárias no estado de São Paulo até 2034, entre elas a linha entre Campinas e São Paulo. A empresa também demonstrou interesse em estabelecer parcerias com a Unicamp para treinamentos, estágios, intercâmbios e desenvolvimento de tecnologias, como impressão 3D para manutenção de trens.
A reunião foi encerrada com a concordância entre as partes para a formalização de um acordo de cooperação voltado a estágios e projetos colaborativos de pesquisa.