Conteúdo principal Menu principal Rodapé

Autoria: Letícia Suzane Araújo

Fotos: Isabele Tavares Paes

mext

No dia 25 de março, a Diretoria Executiva de Relações Internacionais (DERI) da Unicamp, em parceria com o Consulado Geral do Japão em São Paulo, realizou uma palestra sobre as Bolsas de Estudo MEXT 2026. O evento contou com a presença do Cônsul Eiji Takeya, responsável pelo Departamento de Assuntos Culturais e de Imprensa do Consulado.

Em seu discurso, o cônsul destacou a importância da divulgação das bolsas na Unicamp, especialmente em um ano marcante para a relação bilateral: “Em 2025, comemoramos os 130 anos das relações diplomáticas entre o Brasil e o Japão”. 

O diretor executivo de Relações Internacionais da Unicamp, Osvaldir Pereira Taranto, ressaltou a relevância da iniciativa para os alunos da universidade. “Temos três alunos da Unicamp indo para o Japão com as bolsas MEXT neste ano. A internacionalização está na gênese da Unicamp, desde sua fundação, a universidade contou com professores estrangeiros”. 

mext

Sobre a Bolsa MEXT

A apresentação sobre a Bolsa MEXT foi conduzida por Stella Tanaka, assessora consular do Departamento de Assuntos Culturais e de Imprensa do Consulado. Criado em 1956, o programa concede aproximadamente 30 bolsas por ano a brasileiros em diversas modalidades, incluindo:

  • Pesquisa (pós-graduação)
  • Graduação
  • Escola técnica
  • Curso profissionalizante
  • Língua e cultura japonesa
  • Treinamento para professores
mext

Experiências de bolsistas da Unicamp

Dois alunos da Unicamp compartilharam suas vivências como bolsistas MEXT. Fabiana Yucari Watanabe relatou sua experiência na Hisaki University, onde estudou língua e cultura japonesa em 2023. Já Victor Laubenstain falou sobre sua trajetória como bolsista MEXT 2021 de pesquisa (pós-graduação) na Tokyo University of Foreign Studies.


Novos bolsistas da Unicamp rumo ao Japão

Neste ano, três graduados da Unicamp foram selecionados para o programa MEXT e embarcarão para o Japão:

  • Frederico Gaia Costa da Silva, médico, fará sua pós-graduação na Nagasaki University.
  • Rafael D´Avilla Gama, engenheiro eletricista, fará sua pós graduação na Tsukuba University.
  • Jonathan Willyan Cabral Brandão, engenheiro civil, fará sua pós-graduação na The University of Tokyo.

Jonathan destacou que sua decisão de se candidatar foi influenciada pela palestra sobre as bolsas MEXT realizada na Unicamp no ano passado.

A palestra destacou as bolsas oferecidas pelo Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia (MEXT) do Japão para alunos de graduação e pós-graduação interessados em estudar no país, fornecendo informações sobre os requisitos, os benefícios e as etapas de seleção. A iniciativa reforça o compromisso da Unicamp em promover a internacionalização, incentivando o intercâmbio de conhecimento e a colaboração científica entre Brasil e Japão.

mext

Confira a apresentação feita pelo Consulado sobre a Bolsa MEXT aqui:

Ir para o topo