Autoria: Letícia Suzane Araújo
Fotos: Isabele Tavares Paes

No dia 25 de março, a Diretoria Executiva de Relações Internacionais (DERI) da Unicamp, em parceria com o Consulado Geral do Japão em São Paulo, realizou uma palestra sobre as Bolsas de Estudo MEXT 2026. O evento contou com a presença do Cônsul Eiji Takeya, responsável pelo Departamento de Assuntos Culturais e de Imprensa do Consulado.
Em seu discurso, o cônsul destacou a importância da divulgação das bolsas na Unicamp, especialmente em um ano marcante para a relação bilateral: “Em 2025, comemoramos os 130 anos das relações diplomáticas entre o Brasil e o Japão”.
O diretor executivo de Relações Internacionais da Unicamp, Osvaldir Pereira Taranto, ressaltou a relevância da iniciativa para os alunos da universidade. “Temos três alunos da Unicamp indo para o Japão com as bolsas MEXT neste ano. A internacionalização está na gênese da Unicamp, desde sua fundação, a universidade contou com professores estrangeiros”.

Sobre a Bolsa MEXT
A apresentação sobre a Bolsa MEXT foi conduzida por Stella Tanaka, assessora consular do Departamento de Assuntos Culturais e de Imprensa do Consulado. Criado em 1956, o programa concede aproximadamente 30 bolsas por ano a brasileiros em diversas modalidades, incluindo:
- Pesquisa (pós-graduação)
- Graduação
- Escola técnica
- Curso profissionalizante
- Língua e cultura japonesa
- Treinamento para professores

Experiências de bolsistas da Unicamp
Dois alunos da Unicamp compartilharam suas vivências como bolsistas MEXT. Fabiana Yucari Watanabe relatou sua experiência na Hisaki University, onde estudou língua e cultura japonesa em 2023. Já Victor Laubenstain falou sobre sua trajetória como bolsista MEXT 2021 de pesquisa (pós-graduação) na Tokyo University of Foreign Studies.
Novos bolsistas da Unicamp rumo ao Japão
Neste ano, três graduados da Unicamp foram selecionados para o programa MEXT e embarcarão para o Japão:
- Frederico Gaia Costa da Silva, médico, fará sua pós-graduação na Nagasaki University.
- Rafael D´Avilla Gama, engenheiro eletricista, fará sua pós graduação na Tsukuba University.
- Jonathan Willyan Cabral Brandão, engenheiro civil, fará sua pós-graduação na The University of Tokyo.
Jonathan destacou que sua decisão de se candidatar foi influenciada pela palestra sobre as bolsas MEXT realizada na Unicamp no ano passado.
A palestra destacou as bolsas oferecidas pelo Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia (MEXT) do Japão para alunos de graduação e pós-graduação interessados em estudar no país, fornecendo informações sobre os requisitos, os benefícios e as etapas de seleção. A iniciativa reforça o compromisso da Unicamp em promover a internacionalização, incentivando o intercâmbio de conhecimento e a colaboração científica entre Brasil e Japão.

Confira a apresentação feita pelo Consulado sobre a Bolsa MEXT aqui: