Autoria: Letícia Suzane Araújo
Fotos: Isabele Tavares Paes

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Estatal de São Petersburgo (SPbU) deram um passo significativo no fortalecimento da cooperação acadêmica e científica entre Brasil e Rússia com a inauguração de um escritório de representação da SPbU na Unicamp. O espaço, sediado na Diretoria Executiva de Relações Internacionais (DERI), visa ampliar as oportunidades de intercâmbio e colaboração entre as instituições.
A cerimônia de inauguração ocorreu na última quinta-feira, 20 de março, e reuniu autoridades acadêmicas e diplomáticas, incluindo o reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles; o vice-cônsul do Consulado Geral da Rússia em São Paulo, Ilya Zakharov; o diretor executivo de Relações Internacionais da Unicamp, Osvaldir Pereira Taranto; o vice-reitor de Relações Internacionais da SPbU, Sergey Andryushin; e o assessor de Relações Internacionais da Unicamp, Rafael Dias. A solenidade também contou com a participação remota de Marcelo Böhlke, ministro-conselheiro da Embaixada do Brasil em Moscou.

Uma parceria em expansão
Segundo Rafael Dias, a criação do escritório é um dos desdobramentos da visita da Unicamp à SPbU em outubro de 2024, organizada pela Embaixada do Brasil em Moscou. Durante essa missão, foram identificadas diversas possibilidades de colaboração em pesquisa, ensino e atividades de extensão.

Representando o reitor da SPbU, Sergey Andryushin destacou que este é o primeiro escritório da universidade russa na América Latina. Ele também sugeriu a criação de um espaço da Unicamp no novo campus da SPbU, reforçando a cooperação e possibilitando iniciativas como a organização de uma conferência internacional conjunta.
Assinatura de acordos e novas oportunidades
Durante a cerimônia, foram assinados dois acordos estratégicos: um voltado à mobilidade acadêmica de estudantes, professores e pesquisadores, e outro relacionado à estruturação e funcionamento do escritório. Para Osvaldir Taranto, o novo espaço representa um marco na cooperação entre as universidades, não apenas promovendo a troca de conhecimento, mas também criando um ambiente propício ao florescimento de novas ideias, desenvolvimento de pesquisas e fortalecimento do intercâmbio cultural e acadêmico.


“Essa parceria é uma oportunidade para combinarmos forças: a excelência da Unicamp em pesquisa e inovação e a longa trajetória da SPbU em conquistas acadêmicas e contribuições científicas”, ressaltou Taranto.

Planejamento de ações futuras
Após a inauguração, os representantes da SPbU – Sergey Andryushin, Andrei Lesin, diretor do Centro de Teste de Linguagem; Mariia Slastunova, assessora de Relações Internacionais, e Ilya Zaharov, vice-representante da Rossotrudnichestvo no Brasil – Casa Russa em São Paulo – participaram de uma reunião na DERI. Pela Unicamp, estiveram presentes Osvaldir Pereira Taranto, Rafael Dias e Mayara Morais, assistente de cooperação internacional. O encontro teve como objetivo definir um plano de trabalho estruturado em três eixos principais: organização de eventos e conferências, educação e pesquisa, e cooperação institucional.

Diálogo com a comunidade acadêmica
Além da cerimônia, a SPbU promoveu palestras abertas à comunidade acadêmica da Unicamp. Os estudantes tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre a história e a cultura russa com os professores Kirill Borisovich Nazarenko, que ministrou a palestra “Commemorating the 80th Anniversary of Victory in the Great Patriotic War”, e Margarita Farrakhova, que abordou “Russian Culture and the Heritage of Saint Petersburg”.
A inauguração do escritório de representação da SPbU na Unicamp reafirma o compromisso da universidade brasileira com a internacionalização e a ampliação de parcerias estratégicas.


Assita a Cerimônia de Inauguração do Escritório da Universidade Estatal de São Petesburgo na Unicamp no Canal do Youtube da DERI aqui!