Conteúdo principal Menu principal Rodapé

Autoria: Letícia Suzane Araújo

Foto: Isabele Tavares Paes

Edição de imagem: Letícia Suzane Araújo

busan
Da esquerda pra direita: prof. Alfredo Cesar Barbosa de Melo, Assessor da DERI, a Prof.ª Dr.ª Gisela Bergonzoni, do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), e as assistentes de cooperação internacional da DERI, Mayara Morais e Jéssica Misael

No dia 10 de fevereiro, a Diretoria Executiva de Relações Internacionais (DERI) da Unicamp recebeu o professor Dr. Doo Bin Im, do Instituto de Estudos Ibero-Americanos e do Departamento de Português da Busan University of Foreign Studies (BUFS), da Coreia do Sul.

Durante a visita, o professor participou de uma reunião com o Prof. Dr. Alfredo Cesar Barbosa de Melo, Assessor da DERI, a Prof.ª Dr.ª Gisela Bergonzoni, do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), e as assistentes de cooperação internacional da DERI, Mayara Morais e Jéssica Misael.

reuni
O professor Dr. Doo Bin Im participou de uma reunião na DERI

A pauta do encontro incluiu o fortalecimento da cooperação entre a BUFS e a Unicamp, em continuidade às tratativas iniciadas em 2024, quando o professor Doo Bin Im visitou a universidade. O Prof. Doo Bin apresentou duas propostas principais para estreitar os laços entre a BUFS e a UNICAMP. A primeira visa a criação de um programa de intercâmbio voltado para o ensino da língua portuguesa para alunos coreanos. A segunda busca promover colaborações em pesquisas acadêmicas, especialmente com professores do IEL e do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH).

Um ponto positivo apresentado pelo representante da BUFS foi a existência de um fundo financeiro para envio de estudantes coreanos ao Brasil, por meio de um convênio com o governo sul-coreano (GKS). Esse acordo cobre passagens aéreas, acomodação e alimentação por quatro meses, garantindo suporte aos intercambistas. Além disso, foram discutidas oportunidades de intercâmbio acadêmico e cultural, incluindo a troca de revistas científicas entre as universidades

Com perspectivas promissoras, ambas as instituições se comprometeram a continuar explorando as oportunidades de colaboração. A formalização da parceria dependerá da assinatura de um acordo oficial entre a UNICAMP e a BUFS nos próximos meses.

Ir para o topo