- Quem pode se candidatar ao programa?
● servidores técnico-administrativos da carreira PAEPE,
● em situação funcional ativa no momento da inscrição e durante a
mobilidade.
- Quais as restrições para a participação no edital?
● Não podem se inscrever:
o colaboradores terceirizados (exemplo: FUNCAMP) ou temporários;
o servidores em estágio probatório;
o contemplados em editais anteriores de mobilidade de funcionários
entre 01/01/2018 e 31/12/2024.
- Quais são os benefícios oferecidos pelo programa?
● Os servidores contemplados receberão:
o diárias para despesas básicas durante a mobilidade (Conforme
Portaria DGA 01/2024), em parcela única, por meio de transferência
orçamentária feita pela DERI ao financeiro da
Unidade/Órgão/Colégio/Demais áreas, que deverá operacionalizar o
pagamento;
o passagens aéreas adquiridas pela DERI, conforme as datas indicadas
no Termo de Outorga, incluindo o período de deslocamento;- o seguro viagem a ser adquirido pela DGA com base no afastamento realizado pelo RH da unidade/órgão, conforme informações constantes em https://www.dga.unicamp.br/dga/servicos/seguro-viagem-internacional.
- De quem é a responsabilidade de providenciar a emissão do passaporte
ou a renovação, no caso de passaporte vencido?
● É de responsabilidade do servidor, que deverá fazê-lo com antecedência hábil
para a viagem.
● Informações podem ser obtidas no site da Polícia Federal
https://www.gov.br/pt-br/servicos/obter-passaporte-comum-para-brasileiro
- Quem deve arcar com os custos da obtenção do passaporte ou renovação?
● É de responsabilidade do servidor.
- De quem é a responsabilidade de providenciar o visto?
● É responsabilidade do servidor providenciar o visto, caso necessário, e se
informar sobre as exigências de vacinação e seguros locais, além de outros
requisitos do país de destino.
● Informações podem ser obtidas no site https://www.gov.br/mre/pt-
br/assuntos/portal-consular/vistos/vistos-para-brasileiros.
- Quem deve arcar com os custos de visto?
● É de responsabilidade do servidor.
- Há possibilidade de estender a estadia no país de destino além do período
proposto no plano de atividades, escolhendo datas próximas a um feriado
nacional ou solicitando férias para permanecer por um período maior que os 10
dias estipulados pelo edital?
● Não é recomendado estender a estadia além do proposto no plano de
atividades da mobilidade no país. Conforme item 1.3 do edital, o período de
afastamento para a realização das atividades no exterior deverá ter duração
máxima de 10 dias, incluindo o período de deslocamento.
● Casos fortuitos em que o funcionário estenda a permanência no exterior:
○ deverá ser apresentado à DERI um documento contendo a justificativa
da extensão do prazo, com a aprovação do diretor da
Unidade/Órgão/Colégio/Demais áreas, tendo em vista que o
funcionário estará fora da jurisdição do afastamento e da mobilidade;
○ funcionário deverá arcar com todos os custos de remarcação de
passagem e demais despesas;
○ servidor deverá realizar o procedimento de remarcação diretamente na
companhia aérea.
- É possível o cancelamento de passagem aérea com reembolso integral ou
remarcação gratuita?
● Sim, será possível APENAS nos seguintes casos:
○ morte de parente de 1° grau, com a devida comprovação;
○ doença grave ou contagiosa com laudo comprobatório;
○ comprovação de ocorrência de acidente pessoal.
- É possível escolher uma instituição de ensino superior (IES) que não tenha
convênio com a Unicamp?
● Sim, é possível escolher qualquer instituição de ensino superior (IES), mesmo
que não haja convênio com a Unicamp.
● Sobre a IES e área escolhida para a mobilidade, devem ter aderência com as
atribuições do servidor na Unicamp, demonstrada no plano das atividades.
- Como acessar as IES conveniadas?
● A lista de IES conveniadas pode ser consultada em
https://internationaloffice.unicamp.br/convenios/informacoes-gerais/.
- Quais são as responsabilidades do candidato em relação a demais
documentações exigidas pelo país?
● É responsabilidade do candidato se informar e, providenciar, caso
necessário, as exigências de vacinação e seguros locais, além de outros
requisitos do país de destino.
- Em caso de desistência, como proceder?
● O funcionário que desistir deve devolver integralmente os valores
recebidos. Casos de transferência de local de trabalho, afastamento ou
desligamento do servidor também podem levar ao remanejamento de vagas,
a ser decidido pela DERI.
- Como tirar dúvidas adicionais?
● As dúvidas devem ser enviadas para o e-mail deri@unicamp.br, com o
número do edital mencionado no assunto.