Autoria: Ana Paula Fontana
Fotos: Equipe DERI
No dia 12 de novembro de 2024, ocorreu o 2º Encontro de Intercâmbios para servidores técnico-administrativos PAEPE da Unicamp, organizado pela Diretoria Executiva de Relações Internacionais (DERI), em parceria com a Educorp, que também sediou o evento. Voltado à promoção da mobilidade internacional e ao compartilhamento de experiências, o encontro reuniu servidores de diversas unidades da universidade.
A abertura foi conduzida por Edison Cardoso Lins, Coordenador Executivo da Educorp, e pelo Prof. Dr. Rafael de Brito Dias, Assessor da DERI. Edison destacou a importância da parceria entre a Educorp e a DERI, que tem se fortalecido ao longo dos anos, e lembrou que a internacionalização é um dos pilares do PLANES 2020-2025, enfatizando a necessidade de incorporá-la também no próximo planejamento estratégico, de 2026 a 2030.
Já o Prof. Rafael reforçou que “o mais importante da internacionalização são as pessoas”. Ele destacou que, embora a DERI gerencie diversos convênios, o impacto real vem do engajamento humano. Comentou ainda sobre a ampliação do apoio financeiro à mobilidade dos servidores, que passou de 8 a 10 auxílios por ano, financiados pelo Santander, para 37 auxílios, graças ao investimento feito com uso de orçamento da própria universidade. “Nenhuma universidade pode se posicionar como protagonista no mundo sem ações robustas de internacionalização. Este edital é uma ferramenta para alcançar essa ambição”, afirmou.
O evento contou ainda com a participação especial do Dr. Marcelo Aparecido Phaiffer, da Coordenadoria Geral da Universidade (CGU), que destacou o papel central da avaliação institucional e do planejamento estratégico na internacionalização. Ele ressaltou que “ações de internacionalização para os funcionários são importantíssimas” para alinhar as atividades administrativas às finalísticas, um fator crucial para manter a excelência da Unicamp em rankings globais.
Experiências Compartilhadas e Apresentação do Novo Edital
Um dos pontos altos do encontro foram as apresentações de Andréa Cristina Tavares Franco de Godoy, do Instituto de Biologia (IB), e de Fabiana Maria Rodrigues do Canto Tito, do Instituto de Artes (IA), que compartilharam os resultados de suas mobilidades internacionais.
Andréa Cristina Tavares Franco de Godoy abordou sua trajetória no fortalecimento da Plataforma Alumni-Unicamp. Participante do Edital DERI de Mobilidade em 2022, Andréa visitou a Universidade de Coimbra, em Portugal, e apresentou os impactos dessa mobilidade, que incluem um aumento de 10% nos registros da plataforma e a criação do Prêmio Egresso Destaque da Unicamp. Ela também compartilhou aprendizados sobre o engajamento de ex-alunos em redes internacionais e sugeriu novas ações de divulgação, que geraram resultados significativos sem custos adicionais para a universidade.
Fabiana Tito, por sua vez, relatou sua experiência em uma visita técnica à Tai Arts, na Espanha, como parte do Edital DERI nº 036/2024. O objetivo de sua mobilidade foi estudar práticas administrativas no ensino superior em Artes, com foco na gestão de graduação e políticas de apoio estudantil. Durante sua visita, ela explorou diferentes campi, participou de eventos culturais e analisou práticas de inclusão e diversidade. “A experiência proporcionou insights valiosos para o fortalecimento da cooperação internacional e melhorias administrativas na Unicamp”, concluiu Fabiana.
No evento realizado na Educorp, foi também lançado o Edital DERI nº 89/2024, com inscrições abertas de 12 de novembro de 2024 a 10 de janeiro de 2025. O edital apresenta novidades, como a equiparação de diárias entre servidores técnicos e docentes, além do aumento nos valores dos auxílios, tornando as condições mais atrativas sem reduzir o número de propostas contempladas.
O evento foi finalizado com uma sessão de perguntas e considerações dos representantes da DERI presentes, bem como das participantes Andréa e Fabiana, promovendo um diálogo rico e construtivo. Edison Lins reiterou que o desdobramento do planejamento estratégico incluirá projetos específicos voltados à internacionalização, liderados por órgãos como DERI, Educorp e CGU. “Nosso objetivo é que as ações de internacionalização sejam cada vez mais efetivas, eficazes e eficientes”, concluiu.
O encontro reforçou o compromisso da Unicamp com a formação de seus servidores e o fortalecimento de sua posição como referência global em ensino, pesquisa e inovação.
Serviço:
Confira no youtube o 2º Encontro de Intercâmbio – PAEPE, clique aqui.
Apresentação feita pela DERI sobre o Edital DERI 89/2024, clique aqui.
Apresentação – Andréa Cristina Tavares Franco de Godoy, clique aqui.
Apresentação – Fabiana Maria Rodrigues do Canto Tito, clique aqui.
Para acessar o EDITAL DERI 89/2024 – Programa de Mobilidade Internacional de Funcionários completo, clique aqui.
Para verificar as universidades com as quais a Unicamp possui convênio, acesse o sistema de Convênio Digital – SIAD. Para realizar a pesquisa clique em “Dados básicos” e pesquise por país pela respectiva sigla (de domínio de internet, por exemplo: BR – Brasil). Para pesquisar por unidade de ensino da UNICAMP, clique em “Dados básicos” e pesquisar por “Unidade/Órgão responsável”.
A consulta às universidades com as quais a Unicamp possui convênio ativo pode ser realizada também por meio do link Editais, uma vez que somente é possível abrir editais com universidades com as quais a Unicamp mantém convênios vigentes.
Sugerimos que, ao identificar uma universidade de interesse para a mobilidade, o(a) servidor(a) busque, no próprio site da universidade, pelos contatos do International Office da mesma, uma vez que a área de relações internacionais costuma ser a porta de entrada para contato com as demais áreas da universidade.