Conteúdo principal Menu principal Rodapé

Plano de trabalho para os próximos cinco anos foi assinado por representantes das duas agências nesta quarta-feira, em Bologna

fapesp
O acordo foi assinado por Virginia Coda, chefe de Relações Internacionais do CNR, e por Marco Antonio Zago, presidente da FAPESP, em Bologna, na Itália (foto: Karina Toledo)

Karina Toledo, de Bologna | Agência FAPESP – Representantes da FAPESP visitaram a sede do Consiglio Nazionale delle Ricerche (CNR) da Itália nesta quarta-feira (16/10), em Bologna, para assinar um novo plano de trabalho que permitirá colocar em prática um acordo de cooperação firmado pelas instituições em dezembro de 2023.

O objetivo é viabilizar o financiamento conjunto de projetos de pesquisa nas seguintes áreas: Culturas, Patrimônio Imaterial, Redes Interdisciplinares; Agroalimentar e Desenvolvimento Sustentável; Tecnologia e Inovação; e Saúde e Meio Ambiente.

Também poderão ser financiadas a mobilidade de pesquisadores e outras iniciativas cooperativas mutuamente acordadas.

O documento, que foi assinado por Virginia Coda, chefe de Relações Internacionais do CNR, e por Marco Antonio Zago, presidente da FAPESP, estabelece que uma chamada de propostas conjunta será anunciada a cada dois anos, sendo a primeira prevista para abril de 2025. Serão apoiados projetos com dois anos de duração.

“Acreditamos que, como sempre, muitos pesquisadores vão enviar projetos, pois o link entre Brasil e a Itália é extremamente forte. Estamos realmente muito felizes, sentimos uma forte união com o Brasil. Todos os italianos”, disse Coda.

“É um prazer estar aqui novamente. O primeiro acordo da FAPESP com o CNR foi firmado em 2012, naquela época eu era pró-reitor de Pesquisa da Universidade de São Paulo. E renovamos essa parceria já muitas vezes. Isso dá uma oportunidade especial de colaboração entre a Itália e o Estado de São Paulo”, destacou Zago.
 

Postagem original: Agência FAPESP.

Ir para o topo