O governo suíço anunciou a abertura das inscrições para as Bolsas de Excelência para Pesquisadores Estrangeiros 2025-2026, voltadas para acadêmicos da América Latina e Caribe (LAC). A iniciativa, que ocorre anualmente, visa promover a cooperação internacional e o intercâmbio de pesquisas entre a Suíça e mais de 180 países, sendo um incentivo significativo para jovens pesquisadores interessados em desenvolver seus estudos no país.

As bolsas são administradas pela Comissão Federal de Bolsas para Estudantes Estrangeiros (FCS), que seleciona os candidatos com base em critérios rigorosos de excelência acadêmica.

Quem Pode Se Inscrever

As Bolsas de Excelência do Governo Suíço são destinadas a jovens pesquisadores estrangeiros que já concluíram um mestrado ou doutorado. As oportunidades são amplas, abrangendo desde estudos de pós-graduação até pesquisas de doutorado e pós-doutorado em qualquer disciplina.

Tipos de Bolsas Disponíveis

1. Bolsas de Pesquisa:
    • Destinadas a pesquisadores de pós-graduação em qualquer área acadêmica que planejem realizar estudos ou pesquisas na Suíça. As bolsas são válidas apenas para pesquisas em tempo integral e exigem que o candidato seja indicado por um supervisor acadêmico em uma das instituições suíças.
  2. Bolsas de Doutorado:
    • Oferecidas a estudantes altamente qualificados que buscam realizar um doutorado em universidades públicas suíças, institutos federais de tecnologia ou no Instituto de Pós-Graduação. Essas bolsas são renováveis por até 36 meses, dependendo do desempenho acadêmico do bolsista.
  3. Bolsas de Pós-Doutorado:
    • Destinadas a cientistas em início de carreira, com foco em pesquisas de pós-doutorado. As bolsas são válidas por 12 meses, sem possibilidade de prolongamento.

As bolsas incluem um valor mensal que varia conforme o nível de pesquisa:

• CHF 1.920,00 para bolsas de pesquisa e doutorado.
  • CHF 3.500,00 para bolsas de pós-doutorado.

Este montante cobre as despesas de vida de uma pessoa na Suíça, mas não deve ser confundido com um salário.

Como Se Inscrever

Faça sua Inscrição!

Os candidatos devem seguir os seguintes passos:

1. Selecionar seu país de origem de acordo com o passaporte.
  2. Verificar os tipos de bolsas disponíveis, critérios de elegibilidade e prazos de inscrição específicos para seu país.
  3. Baixar o Pacote de Inscrição e seguir as diretrizes fornecidas.
  4. Submeter duas cópias completas da aplicação ao escritório relevante em seu país de origem até o prazo estipulado.

Prazo de Inscrição

Os prazos variam de acordo com o país, indo de outubro a dezembro de 2024.

Essa é uma oportunidade excepcional para pesquisadores latino-americanos que desejam avançar em suas carreiras acadêmicas em um dos ambientes de pesquisa mais prestigiados do mundo. Não perca a chance de se inscrever e potencializar sua trajetória acadêmica na Suíça!

qw