Zeferino

A Diretoria Executiva de Relações Internacionais (DERI) promoveu, na última semana, uma série de eventos destinados a recepcionar e orientar os novos estudantes intercambistas e regulares estrangeiros. Organizada pela DERI e contando com a  parceria da UniIn, grupo de estudantes voluntários, a semana contou com diversas atividades que tinham como objetivo integrar os estudantes internacionais à comunidade universitária.

Durante a semana, os estudantes estrangeiros participaram de sessões de orientação onde receberam instruções detalhadas sobre como acessar os sistemas acadêmicos da Diretoria Acadêmica (DAC). Isso incluiu o cadastro de senha para o email institucional e o uso da rede sem fio eduroam. Além disso, houve suporte na organização de toda a documentação necessária para a regularização da condição de estrangeiro junto à Polícia Federal.

Uma sessão de apresentação, intitulada de Hi Brazil, foi realizada para apresentar a DERI e outros órgãos importantes da Unicamp, como o Centro de Saúde da Comunidade (Cecom) e as bibliotecas. Os estudantes também foram informados sobre o funcionamento dos restaurantes universitários, incluindo horários de funcionamento e valores das refeições.

Estudantes durante o evento Hi Brazil, assinstindo a apresentação de representantes da UniIn.

Também como parte dos eventos previstos, os novos alunos tiveram a oportunidade de conhecer a Unicamp através de um tour pelo campus. Durante a visita, foram apresentados a locais importantes, como os três restaurantes universitários, o Cecom, a Praça da Paz e a Reitoria.

Estudantes posam para foto no Painel que homenageia o fundador da Unicamp, Prof. Zeferino Vaz

Outro evento muito apreciado pelos estudantes estrangeiros foi a visita ao Museu Exploratório de Ciências da Unicamp, onde participaram de uma oficina que abordou conceitos sobre sistema Terra, medições de tempo e espaço, energia, ondulatória, magnetismo e experimentação. Em seguida, para fechar a primeira semana da programação, os estudantes puderam contemplar um lindíssimo pôr do sol e tirar muitas fotos inesquecíveis.

O ponto alto da semana foi o evento de integração, que começou com uma sessão de boas-vindas conduzida pelo Professor Elias Basile Tambourgi, Assessor Docente da Pró-Reitoria de Pós-graduação. O evento incluiu dinâmicas como a escrita de uma carta de expectativas para si mesmos, em um conceito de cápsula do tempo, um quiz sobre curiosidades de diferentes países e uma oficina de capoeira com o Professor Paulo, da escola Jogar Capoeira.

Elias
Professor Elias Basile Tambourgi, Assessor Docente da Pró-Reitoria de Pós-graduação, representando a Reitoria da Unicamp e a direção da DERI, que infelizmente não pode estar presente no evento, dá as boas vindas a todos os novos estudantes estrangeiros
Capoeira
Estudantes posam para foto “oficial” após Oficina de Capoeira com o Mestre Paulo, da escola Jogar Capoeira

Para encerrar a semana, foi realizado um evento onde foram apresentadas informações sobre a matrícula em disciplinas, incluindo como consultar as disciplinas disponíveis, horários e salas de aula. Todos os estudantes tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e esclarecer questões sobre sua vida acadêmica na Unicamp.

A Semana de Recepção e Orientação é um evento organizado cuidadosamente pela DERI para proporcionar aos novos estudantes estrangeiros um início acolhedor e bem informado na Unicamp, facilitando sua integração e adaptação ao novo ambiente acadêmico e cultural da universidade.

Para saber mais sobre a Semana de Recepção e Orientação da DERI, leia a cobertura feita pela Secretaria Executiva de Comunicação, para o Portal da Unicamp.

Para ver todas as fotos da Semana de Recepção e Orientação, acesse aqui.

Créditos das fotos a seguir: Equipe Deri, Paulo Costa Capoeira e fotos tiradas pelos estudantes.

Estudantes se integram e se divertem no evento de recepção e integração organizado pela DERI