Evento Bélgica

No dia 18 de junho, terça-feira, a Unicamp realizou o evento “Inovação Aberta: Experiências Universidade-Empresas”, com a colaboração entre a Diretoria Executiva de Relações Internacionais (DERI), a Agência de Inovação da Unicamp (Inova), e o Consulado da Bélgica no Brasil. Foram realizados três painéis de apresentações que visavam contribuir com a discussão sobre a relação entre empresas belgas e a universidade.

Evento Bélgica

Para compor a mesa de abertura, o evento contou com a presença do Prof. Dr. Antônio José de Almeida Meirelles, Reitor da Unicamp, o Exmo. Sr. Peter Claes, Embaixador da Bélgica, a Exma. Sra. Adriana Flosi, Secretária de Desenvolvimento Econômico de Campinas, a Sra. Valentine Mangez, Cônsul-geral da Bélgica, o Prof. Dr. Renato Lopes, Diretor da Inova e o Prof. Dr. Osvaldir Taranto, Diretor Executivo de Relações Internacionais da Unicamp.

O primeiro painel, denominado “O conceito de Open Innovation e as oportunidades de cooperação entre empresas, startups e universidades”, foi mediado pela Sra. Kátia Kishi, supervisora de comunicação da INOVA, e contou com a participação dos palestrantes Prof. Dr. Renato da Rocha Lopes, diretor da INOVA, que apresentou os programas e projetos da empresa; o Sr. Marcelo Perracini, Diretor de Assuntos Governamentais da Rhodia-Solvay juntamente com a Sra. Kelly Bertucci, Gerente de Financiamento da GBU, que discorreram sobre a experiência de Paulínia com programas de Open Innovation; e o Sr. Jonas Hipólito, Diretor de Estratégia, Pesquisa e Inovação da Biotrop, que abordou as experiências e os desafios na cooperação com o Brasil.

O segundo painel, chamado “Pesquisa e desenvolvimento em semicondutores e colaborações Brasil-Bélgica”, foi mediado pelo Prof. Dr. Jacobus Swart, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Microeletrônica e professor colaborador da Unicamp. Os palestrantes do painel foram o Sr. José Antonio Scodiero, representante do IMEC no Brasil, o Prof. Dr. José Alexandre Diniz, da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC), e o Sr. José Bertuzzo, do Executivo de Tecnologias de Produtos do Laboratório Eldorado.

Evento Bélgica

O terceiro e último painel, denominado “Oportunidades de internacionalização: os programas existentes na Bélgica”, foi mediado pelo Prof. Dr. Rafael de Brito Dias, Assessor da DERI da Unicamp e professor de Política e Inovação da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA). Os palestrantes foram o Sr. Dieter Poleyn, Conselheiro Econômico e Comercial da hub.brussels e Representante da Região de Bruxelas-Capital, no Brasil; a Sra. Cláudia Rolim, Office Head da Flanders Investment & Trade (FIT); e o Sr. Laurent Bernard,  Gerente de investimentos estrangeiros da Agência valã para a exportação e para os investimentos estrangeiros (AWEX).

Saiba mais sobre o evento acessando o Portal da Agência de Inovação da Unicamp – Inova.

Para ver todas as fotos do evento, acesse Inovação Aberta Bélgica – Brasil (Flickr Inova Unicamp).