Hainan

No dia 11 de junho, terça-feira, a Diretoria Executiva de Relações Internacionais da Unicamp (DERI) recebeu a visita de uma comitiva da Hainan University, da China, para uma reunião que marcou o início de uma colaboração promissora entre as duas instituições.

A delegação da Hainan University foi composta por membros destacados, incluindo o Prof. Fu Xuanguo, Presidente do Conselho Universitário; Prof. Hu Jingwei, Diretor do Escritório de Planejamento e Desenvolvimento Acadêmico; Prof. Liu Liang, Diretor Associado do Escritório de Cooperação Internacional e Intercâmbio; Prof. Wang Lin, Diretora da Faculdade Conjunta de Turismo Internacional (HNU-ASU); e Prof. Ren Mingxun, Diretor Associado da Faculdade de Ecologia e Meio-Ambiente.

A Unicamp foi representada pelo Prof. Dr. Rafael de Brito Dias, Professor da Faculdade de Ciências Aplicadas e Assessor de Relações Internacionais;  Prof. Dr. Ariovaldo José da Silva, Diretor da Faculdade de Engenharia Agrícola (FEAGRI);  Profa. Dra. Sara Adrián López de Andrade, do Instituto de Biologia (IB); e Mayara Morais, Assistente de Cooperação Internacional da DERI.

Destacando a celebração dos 50 anos das relações diplomáticas entre Brasil e China em 2024, ambos os lados sublinharam as afinidades entre suas instituições, localizadas em regiões tropicais, e exploraram áreas potenciais de colaboração em estudos tropicais, conservação ambiental, turismo, agricultura, biologia e medicina. A Hainan University, com sua rica história em estudos tropicais e ambientais, expressou seu interesse em fortalecer esses laços acadêmicos, reforçando assim os laços históricos e culturais entre os dois países.

Um dos pontos altos do encontro foi o convite formal para a Unicamp integrar a Liga de Universidades Tropicais (LTU, siga em inglês), uma organização internacional dedicada à cooperação acadêmica e pesquisa em regiões tropicais. Esta iniciativa visa promover o desenvolvimento socioeconômico e ambiental por meio do intercâmbio de conhecimentos e melhores práticas entre mais de 40 universidades de diversos países.

Adicionalmente, a UNICAMP foi convidada a participar do lançamento oficial da LTU em abril de 2025, em Haikou, Província de Hainan, na China, evento que promete reunir líderes acadêmicos e pesquisadores de todo o mundo.

Além das discussões sobre cooperação acadêmica, o Prof. Rafael Dias destacou durante a reunião o Projeto AmazonFACE, liderado pela Unicamp com o apoio da Fapesp, Capes e do Governo Britânico. Ele ressaltou a relevância desse projeto e a percepção compartilhada de interesses em comum com a Universidade de Hainan, fortalecendo ainda mais os laços entre as instituições e abrindo caminho para futuras colaborações em pesquisa ambiental e sustentabilidade.

Ao término da reunião, foi formalizada a assinatura de um Memorando de Entendimento entre a Unicamp e a Hainan University, marcando o primeiro passo em direção a uma colaboração institucional duradoura e benéfica para ambas as comunidades acadêmicas.

Hainan