Kansai Univ.
Kansai University

No dia 04 de junho, terça-feira, a Unicamp recebeu uma visita da delegação da Kansai University, do Japão, fortalecendo o acordo de cooperação acadêmica internacional vigente entre as duas instituições desde 2017. A reunião, realizada no escritório da Diretoria Executiva de Relações Internacionais (DERI), contou com a presença de representantes de ambas as universidades, que discutiram novas oportunidades de colaboração e intercâmbio acadêmico.

A delegação da Kansai University foi composta pela Profa. Dra. Keiko Ikeda, Vice-Diretora do Instituto de Educação Global Inovadora (IIGE) e Líder Executiva do Projeto JIGE, pelo Prof. Dr; Masato Ueda, do Departamento de Química, pelo Prof. Dr. Nori Tarui, do Departamento de Economia da University of Hawaiʻi em Mānoa, e pelo Sr. Takeuchi, da empresa Sun Asterisk. Representando a Unicamp, participaram do encontro o Prof. Dr. Alfredo Melo, Assessor de Relações Internacionais, o Prof. Dr. Flávio Schmidt, Assessor da Pró-Reitoria de Graduação (PRG), o Prof. Dr. Matheus Souza, do Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem (EA2), o Prof. Dr. Bruno De Conti, do Instituto de Economia, a Prof. Ayako Akamine, do Departamento de Língua Japonesa no Centro de Ensino de Línguas (CEL), e a Sra. Mayara Morais, Assistente de Cooperação Internacional para Ásia.

A principal proposta da reunião foi convidar a Unicamp a participar do JIGE (Japan Hub for Innovative Global Education), uma iniciativa conjunta das Universidades de Kansai, Chiba e Tohoku, que começou em 2023 e continuará até 2028. Este projeto, financiado pelo Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia do Japão (MEXT), visa a criação de espaços de aprendizagem virtual especializados com módulos interativos de COIL (Intercâmbio Virtual), que oferecem micro-certificações para promover a educação superior e o desenvolvimento de carreira.

Além do convite para o JIGE, a reunião abordou a utilização do convênio atual entre as instituições para intensificar o intercâmbio regular de estudantes e incentivar a participação de alunos do curso de japonês do Centro de Ensino de Línguas (CEL) da Unicamp em programas de mestrado da Kansai University. Atualmente, a Unicamp conta com 110 alunos matriculados no curso de japonês oferecido pelo CEL.

A proposta inclui iniciar o intercâmbio de forma virtual, através de módulos COIL, com a perspectiva de evoluir para intercâmbios presenciais. A participação no JIGE permitirá à Unicamp ampliar suas oportunidades de colaboração internacional e oferecer aos seus alunos uma formação globalizada e alinhada com as demandas contemporâneas do mercado de trabalho.