No último dia 8 de maio de 2024, a UNICAMP recebeu uma visita de representantes da Centrale Lille, organizada pela Diretoria Executiva de Relações Internacionais (DERI). A universidade visitante faz parte do conglomerado de instituições de ensino superior francês, a “Écoles Centrale”, com o qual a UNICAMP tem atuado conjuntamente por meio dos programas de duplo-diploma desde 2002.

Com o objetivo de fortalecer a parceria entre as universidades, o encontro contou com a participação do Dr. Mathieu Thomas de la Pintière, Diretor de Relações Internacionais da Centrale Lille, e do Prof. Dr. Armand Toguyéni, da área de Eletrônica, Eletrotécnica, Controle e Automação. Os representantes da Universidade Estadual de Campinas foram o Prof. Dr. Rafael de Brito Dias, Assessor da Diretoria Executiva de Relações Internacionais, o Prof. Dr. José Pissolato Filho, da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, o Prof. Dr. Alberto Luiz Serpa, da Faculdade de Engenharia Mecânica, e a Sra. Ludmila Pioli, Assistente de Cooperação Internacional da DERI e responsável pela gestão de convênios e mobilidades com a França.

Dentre os assuntos abordados, ambas as universidades apresentaram seus cursos e programas, e dialogaram sobre as perspectivas de duplo diploma com IES francesas na área das engenharias. A Centrale Lille apresentou seus sete centros de pesquisa, relacionados ao meio ambiente, saúde, energia e tecnologia digital, que também são o foco do ensino na universidade. Além disso, mostrou que possui disciplinas de gestão de projetos em seu currículo, cuja temática engloba Indústria do Futuro, Sistemas Inteligentes, Construção Sustentável e Energia, Controle de Dados, Saúde e Engenharia.

A renovação do convênio com as École Centrale já está em andamento na Unicamp e possibilitará a continuação das parcerias e o estreitamento de laços de ensino, pesquisa e extensão entre as duas instituições.

Centrale Lille