Autoria: Letícia Suzane Araújo
Foto: Letícia Suzane Araújo
A Unicamp, por meio de sua Diretoria Executiva de Relações Internacionais (DERI), recebeu no dia 22 de novembro uma delegação da República da Áustria. A visita teve como objetivo explicar as estratégias da Unicamp com relação a mobilidade acadêmica e atividades de pesquisa.
Os representantes do país austríaco que integraram a delegação foram o Sr. Alexander Wojda, Ministro Federal para Assuntos Europeus e Internacionais (BMEIA); Sr. Heribert Buchbauer, Diretor do Departamento de Cooperação Internacional em Pesquisa e Diplomacia Científica do Ministério Federal de Educação, Ciência e Pesquisa (BMBWF); Sr. Dorian Taylor, Oficial Científico, Departamento de Cooperação Internacional em Pesquisa e Diplomacia Científica do Ministério Federal de Educação, Ciência e Pesquisa (BMBWF); Sr. Jakob Calice, Diretor Geral da Agência para Educação e Internacionalização (OeAD); Sra. Isabella Scheibelreiter, Oficial de Programas de Mobilidade e Cooperação, Agência de Educação e Internacionalização (OeAD); e a Sra. Christiane Matter, do Consulado Geral da Áustria em São Paulo.
A delegação austríaca participou de uma reunião no escritório da Diretoria Executiva de Relações Internacionais com o Prof. Dr. Osvaldir Pereira Taranto, Diretor Executivo de Relações Internacionais, e o Dr. Daniel Cantinelli Sevillano, Assistente de Cooperação Internacional. Na reunião foi realizada uma apresentação sobre a Unicamp: as formas de ingresso na Universidade, como funcionam os intercâmbios, programas de permanência estudantil, disciplinas em inglês, curso de português para estrangeiros e outros cursos de línguas ministrados pelo Centro de Ensino de línguas (CEL). Além disso, foi apresentado o programa de Iniciação científica, os Centros de Pesquisa interdisciplinares da Unicamp e o Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS), cuja finalidade é se tornar um modelo internacional de distrito inteligente e sustentável. A apresentação da Unicamp para a delegação austríaca visa futuras parcerias e acordos de cooperação para mobilidade e oportunidades de pesquisa.