Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Seminário IE
| Autor: Letícia Suzane Araújo
| Foto: Antoninho Perri
| Edição de imagem: Paulo José Cavalheri

A UNICAMP foi notícia no jornal Estadão, em matéria publicada no dia 26 de setembro de 2023. Em 2015 houve o estabelecimento da Universidade em rede do BRICS (BRICS NU). Em 2016, o edital, no Brasil, selecionou 12 projetos de pós-graduação. A UNICAMP teve dois projetos aprovados: na área de economia e de estudos dos BRICS. 

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (CAPES) avalia o fortalecimento desse projeto tendo em vista sua importância para a internacionalização da pós-graduação e da ciência brasileira. 

O professor Bruno de Conti, do Instituto de Economia (IE) da UNICAMP, e um dos Coordenadores da BRICS NU na área de Economia, cita problemas comuns entre os países membros do BRICS como desigualdade social e doenças tropicais. “É mais do que hora dos países do sul global terem um diálogo direto”, afirmou o professor conforme matéria do Estadão. 

O professor Tom Dywer, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da UNICAMP e Diretor Brasileiro do Centro de Estudos sobre a China (CASS), acredita que estudar os países emergentes pode ser benéfico para o desenvolvimento do Brasil. 

A colaboração acadêmica é muito importante, considerando o contexto de expansão do BRICS e o aumento de sua relevância econômica. Questões como o Novo Banco do Desenvolvimento (NBD) e a criação de uma moeda comum entre os países do BRICS, “são coisas que precisam de um substrato acadêmico e tudo isso não vai ser respondido pelo centro, mas pela acadêmia dos países que estão envolvidos nesse esforço”, destaca Bruno de Conti. 

Confira a matéria publicada pelo Estadão: https://www.estadao.com.br/educacao/capes-avalia-fortalecer-projetos-de-pos-graduacao-para-universidade-em-rede-do-brics-entenda/

Ir para o topo